COMANDOTÍTULORESUMODESCRIÇÃOPLANO
AU-NJLisp para o Autocad criar e escalar a viewport no ambiente do LayoutUse esta lisp no Autocad para criar uma viewport no Layout, e depois escolher a escala para configurar automaticamente o valor do zoom xp.Lisp para criar viewport

Use esta lisp no Autocad para criar uma viewport no Layout. Logo após a criação será apresentado um quadro com as escalas disponíveis, para que você escolha a escala de impressão da viewport criada. Se a escala desejada não existir na relação apresentada, você poderá marcar a opção "escala não padronizada" e informar o valor desejado.

Por default a borda da viewport será desenhada no layer que estiver especificado no arquivo de configurações. É aconselhável que você mantenha a borda da viewport em um layer próprio, para que possa desabilitar a impressão da borda.

Após a escolha da escala, será solicitado um ponto do Model que servirá como ponto focal. Esse será o ponto central da viewport.

Por último, você será questionado se deseja trancar a escala da viewport, para que possa executar o zoom e o pan sem perder a configuração da escala.

plano básico
SET-ZXPLisp para o Autocad ajustar a escala da viewport no LayoutUse esta lisp no Autocad para ajustar a escala da viewport existente no layout do desenho. Será apresentado um quadro com diversas escalas para sua escolhaLisp para redefinir a escala da viewport do Layout

Use esta lisp no Autocad, para redefinir a escala de uma viewport existente no desenho. A definição da escala é feita através da configuração do fator zoom XP no interior da viewport.

O comando apresenta um quadro com as diversas escalas disponíveis para que você escolha a escala da viewport. Caso a escala desejada não conste na relação apresentada, você poderá escolher outro valor clicando na opção "escala não padronizada". Você deverá acionar o comando de dentro da viewport que deseja configurar a escala.

Lembre de trancar a escala da viewport após o uso do comando.

plano básico
VERESCLisp para o Autocad informar a escala da viewport no LayoutEsta lisp informa a escala da viewport . Será apresenta uma mensagem informando o valor da escala da viewport corrente. Você precisar estar dentro da viewport para acionar o comando.Lisp para informar a escala da viewport usando o Autocad

Esta lisp apresenta uma mensagem informando o valor da escala da viewport corrente. Você precisar estar dentro da viewport quando acionar o comando.
plano básico
R100,R120,etcLisp para o Autocad escrever o texto dentro da viewportUse esta lisp no Autocad para escrever o texto dentro da viewport. A lisp define as alturas das letras em função da escala da viewportLisp para escrever o texto dentro da viewport

Esta lisp escreve o texto dentro da viewport, ajustando automaticamente as alturas das letras, em função da escala da viewport corrente. Utiliza a mesma nomenclatura usada para as réguas dos antigos normógrafos usados na época das pranchetas
plano básico
R100P,R120P,etcLisp para o Autocad escrever o texto fora da viewportUse esta lisp no Autocad para escrever o texto fora da viewport. A lisp define as alturas das letras obedecendo a nomenclatura das réguas dos normógrafosLisp para escrever o texto fora da viewport usando o Autocad

Esta lisp escreve os textos no layout, fora das viewports. A altura dos textos seguirá os mesmos tamanhos estabelecidos nos normográfos usados no tempo das pranchetas.

plano básico
SIMBOLO DENTRO DA VIEWPORTLisp para o Autocad Inserir bloco dentro da viewport do layoutUse esta lisp para inserir o bloco dentro da viewport. A lisp irá definir a escala do bloco, compatíbilizando automaticamente com a escala da viewportLisp para Inserir bloco dentro da viewport do Layout

Uma das grandes dificuldade no Autocad é a de gerenciar a escala do bloco para que o tamanho impresso, fique coerente com a escala da viewport.

Esta lisp insere o símbolo dentro da viewport. A escala do símbolo será definida automaticamente em função do fator do zoom xp da viewport. Para que a lisp consiga descubrir a escala da viewport, será necessário que você acione o comando de dentro da viewport.

Em nenhum momento você será perguntado pela escala do bloco. Tudo é feito automaticamente pelo comando.
plano básico
SIMBOLO FORA DA VIEWPORTLisp para o Autocad Inserir bloco no ambiente do layoutUse esta lisp no Autocad para inserir o bloco fora da viewport. Escolha o bloco atrvés de um menu de minhaturas para facilitar a identifcação do blocoLisp para Inserir bloco no ambiente do layout, ou seja fora da viewport

Esta lisp insere o símbolo fora da viewport, diretamente no ambiente do layout. Escolha o bloco através de um menu de minhaturas, o que facilita a localização. Você poderá personalizar os símbolos disponíveis editando os arquivos DWG, tomando o cuidado de manter o nome e unidade dos arquivos originais.

Um exemplo de um bloco aplicado diretamente no ambiente do Layout é a simbologia do Norte em uma planta chave.
plano básico
AU-LEADER-SETALisp para o Autocad itemizar os elementos de um desenhoUse esta lisp no Autocad para itemizar os elementos do desenho. A lisp usa o recurso da leader , o que permite grande flexibilidde de edição.Lisp para o Autocad itemizar os elementos de um desenho

Esta lisp ajuda na tarefa de itemizar os elementos do desenho ou colocar observações. Solicita um ponto onde será inserida a extremidade da seta da leader. A leader é um elemento do próprio Autocad extremamente versátil que permite que você faça edições de uma forma muito rápida. Com essa lisp ficará mais fácil ainda itemizar os elementos, pois a leader será inserida com o tamanho de acordo com a escala da viewport.

O símbolo usado na extremidade da leader pode ser uma seta, um círculo ou uma integral.
plano básico
AU-PAREDESLisp para desenhar parede na planta baixa usando o AutocadUse esta lisp no Autocad para desenhar parede na planta baixa no desenho de arquitetura. Basta selecionar as linhas de eixos das paredesLisp para desenhar parede na planta baixa usando o Autocad

Use esse comando no Autocad para desenhar as parede da planta baixa de um desenho de arquitetura. Para isso você precisar ter as linhas de eixos das paredes definidas no desenho. Será solicitada a espessura do núcleo e a espessura da camada de acabamento. A rotina desenha de maneira organizada e nos layers apropriados, as linhas que separam o núcleo interno (alvenaria no osso), da camada do acabamento. Se você não desejar representar a camada de acabamento, simplesmente informe zero para a espessura do acabamento. O comando permite preencher o núcleo da parede com qualquer hatch. Caso não deseje destacar o núcleo, escolha a opção NENHUM no campo do hatch.
plano profissional
INSERIR-JANELA-ELisp para desenhar janela na planta baixa usando o AutocadUse esta lisp para desenhar janela na planta baixa no desenho de arquitetura. Para janelas centralizadas, basta clicar sobre a linha da parede.Lisp para desenhar janela na planta baixa

Use esse comando no Autocad para desenhar as janelas em um desenho de planta baixa de arquitetura. Se a posição da janela estiver centralizada na parede, você só precisa fornecer as dimensões e clicar em qualquer ponto da parede. Se a janela não estiver centralizada deixe a dimensão em branco e clique em dois pontos para definir a dimensão e posição da janela.

O comando faz uma pesquisa ao redor do ponto clicado e descobre a espessura da parede para realizar a abertura do vão e desenhar a janela.
plano profissional
INSERIR-PORTA-ELisp para desenhar porta na planta baixa usando o AutocadUse esta lisp para desenhar porta na planta baixa no desenho de arquitetura. Basta Informar as dimensões e clicar na linha da parede próximo a dobradiça.Lisp para desenhar porta na planta baixa

Use esta lisp no Autocad para desenhar porta na planta baixa de um desenho de arquitetura. Se o bloco não existir, a lisp gera um bloco com o nome composto pelas dimensões fornecidas e depois insere o bloco no ponto clicado. Você só precisa fornecer as dimensões da porta e clicar na linha, perto de onde será instalada a dobradiça.

Existem diversos parâmetros que você poderá configurar e definir um valor default. Dessa forma só precisará fornecer os dados complementares no caso de portas especiais. Você também poderá escolher se deseja desenhar as linhas de soleira, escrever as dimensões ou incluir uma codificação.
plano profissional
SOMA2lisp para somar. Permite usar ponto ou vírgula como separador decimal.Lisp para somar diversos números selecionados. Usa o ponto ou a vírgula com separador decimal. O resultado é fixado ao cursor para ser inserido.Lisp para somar números usando o ponto ou vírgula como separador decimal

Use esta lisp para somar os números selecionados e aguarda que você defina a posição para escrever o resultado. O resultado será escrito com o número de casas decimais corrente usando as mesmas propriedades do último valor selecionado.

Funciona para objetos do tipo text ou mtext e o mais interessante é que aceita o caractere separador decimal como sendo vírgula ou ponto.
plano profissional
AU-AREASLisp para calcular area no Autocad, e escrever o resultado om o sufixo m2Use esta lisp no Autocad para calcular area dos ambientes ou de uma pline fechada. Escreve o resultado adicionado um sufixo m2.Lisp para calcular area e escrever o resultado no ponto clicado

Use esta lisp no Autocad para calcular area do ambiente ou de uma pline fechada. O valor da área que será especificado no desenho, será o mesmo do retornado pelo comando area do Autocad. Utiliza o estilo de texto (textstyle) e o número de casas decimais corrente, para escrever o resultado. Permite escrever em hectare (ha) dividindo o resultado encontrado por 10.000, supondo que você esteja trabalhando em metros.

Para sua segurança a lisp possui um recurso interessante, que destaca as bordas da área que será calculada e aguarda a sua confirmação. Assim você terá sempre a certeza de que a área considerada foi a correta.
plano profissional
AU-ENCLisp para inserir em corte, o símbolo do nivel preenchido automaticamenteUse esta lisp no Autocad para inserir o símbolo do nivel em corte com o valor do atributo calculado automaticamente em função de um ponto de referencia.Lisp para inserir o símbolo do nivel em corte com o atributo preenchido automaticamente

Esta lisp insere o símbolo de nivel em corte ou em vista. O valor do atributo do bloco, será calculado e preenchido automaticamente pelo comando.

Para isso clique no primeiro ponto e informe a elevação do ponto clicado que servirá de referência. A medida em que você for clicando nos demais pontos, a lisp irá cálcular a elevação do ponto em função da referencia e inserir o símbolo do nível com o valor já preenchido corretamente.
plano profissional
AU-ENPLisp para inserir em planta, o bloco de nivel preenchido automaticamenteUse esta lisp no Autocad para inserir o bloco de nivel em planta com o valor do atributo calculado automaticamente em função de um ponto de referencia.Lisp para inserir o bloco de nivel em planta, com o atributo preenchido automaticamente

Esta lisp insere o bloco de nivel em planta em um plano inclinado. O valor do atributo do bloco, será calculado e preenchido automaticamente pelo comando.

Para isso, clique no primeiro ponto, informando a elevação do ponto clicado. Informe também a declividade do plano inclinado e a direção do caimento. A medida em que você for clicando nos demais pontos do desenho, os símbolos serão inseridos com os valores já preenchidos corretamente.
plano profissional
NSEQLisp para o Autocad numerar sequencialmente os elementosUse esta lisp no Autocad para numerar sequencialmente. Utliza o texto selecionado para capturar as propriedades a serem aplicadas aos números.Lisp para numerar sequencialmente os elementos

Use esta lisp quando precisar numerar sequencialmente os objetos no desenho. Pode ser aplicada em diversas situações, como por exemplo na numeração dos andares no corte, numeração de vagas de estacionamento, numeração dos degraus da escada, etc.

A lisp solicita a seleção do primeiro número para capturar o valor inicial e as propriedades como cor, layer, altura da letra, etc.

Depois de informar o valor incremental (valor constante à ser somado), a lisp solicita que você clique em diversos pontos no desenho. Na medida em que você for clicando, o número da vez será somado com o valor incremental e escrito no ponto clicado.

Se o número selecionado inicialmente tiver um prefixo antes do número, todos os números que serão inseridos, adotarão esse mesmo prefixo e serão escritos com as mesmas propriedades do número que foi selecionado.
plano profissional
IDPTLisp para o Autocad escrever a coordenada utm do ponto clicadoLisp para o Autocad escrever coordenada UTM do ponto clcado. Usa a leader para facilitar futuras edições, adicionando os prefixo N= / E=Lisp para o Autocad escrever a coordenada utm do ponto clicado

Esta lisp escreve coordenada UTM do ponto clicado. A rotina obtem as coordenadas X e Y do ponto clicad e adiciona os prefixo N= / E=. O comando utiliza a leader do próprio Autocad para escrever. Isso facilitará a edição futura, caso precise modificar a posição dos textos.

Se desejar, a formatação do texto poderá adotar o caractere ponto como separador decimal de milhar, para facilitar a leitura de números com muitos caracteres. Exemplo: 123.456.789,000
plano profissional
AU-PERFILLisp para desenhar o perfil topográfico clicando no eixo em plantaLisp para o Autocad para desenhar o perfil topográfico correspondente a um eixo definido na planta topográfica. O eixo pode ser formado por linhas e arcosLisp para desenhar o perfil topográfico clicando no eixo em planta

Use esta lisp no Autocad para desenhar o perfil topográfico correspondente a um eixo definido na planta topográfica. O eixo pode ser formado por linhas e arcos. Logicamente será necessário que as curvas de níveis estejam com as elevações definidas corretamente. Para o desenho do perfil, o comando solicita a escala em X/Y e o espaçamento das linhas de chamadas horizontais correspondente as curvas de nível.

No caso do eixo cruzar na planta com alguma linha que possua a elevação 0, a rotina não irá consider essa linha como sendo curva de nível, e desenhará no perfil uma linha vertical, usando a mesma cor da linha que foi cruzada em planta. Desta forma você pode indicar alguns elementos em planta para sejam referenciados no perfil.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
ELEV0Lisp para o Autocad zerar elevações dos objetos (Z=0)Lisp para o Autocad zerar elevações dos objetos selecionados, movendo-os para coordenada Z = 0 e mantendo as coordenadas X e YLisp para zerar elevações dos objetos (Z=0)

Use esta lisp quando precisar zerar elevações dos objetos. O fato de existirem no desenho objetos com a coordenada Z diferente de zero, pode atrapalhar certos comando do Autocad. Para usar a lisp basta clicar no ícone e selecionar os objetos que deseja mover para a coordenada Z=0. Os objetos manterão as coordenadas X e Y e terão o valor da coordenada Z alterado para zero.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-SOLOLisp para o Autocad desenhar o talude de escavação em soloLisp para o Autocad desenhar o talude de escavação em solo. O tamanho da simbologia do talude será calculado automaticamente em função da escala.Lisp para desenhar o talude de escavação em solo

Esta lisp desenha a representação do talude de escavação no desenho de topografia. Solicita a linha de topo e linha da saia para representar a escavação. Se o comando for acionado de dentro de uma viewport do layout a escala da simbologia ficará compatível com a escala da viewport. Se for acionado a partir do model será perguntado a escala à ser considerada.

O tamanho da simbologia do talude será sempre calculado automaticamente em função da escala, mas permitirá que você modifique, conforme sua preferência. Você também poderá definir a cor e layer que deverão ser usados.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-ATERROLisp para o Autocad desenhar a simbologia do talude de aterroLisp para o Autocad desenhar o talude de aterro. Solicita a linha de topo e linha da saia. O tamanho da simbologia será calculado em função da escala.Lisp para desenhar a simbologia do talude de aterro

Esta lisp desenha a representação do talude de aterro no desenho de topografia. Solicita a linha de topo e linha da saia para representar o talude. Se o comando for acionado de dentro de uma viewport do layout a escala da simbologia ficará compatível com a escala da viewport. Se for acionado a partir do model será perguntado a escala à ser considerada.

O tamanho da simbologia do talude será sempre calculado automaticamente em função da escala, mas permitirá que você modifique, conforme sua preferência. Você também poderá definir a cor e layer que deverão ser usados.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-ROCHALisp para o Autocad desenhar a representação do talude em rocha sãLisp para o Autocad desenhar o talude em rocha sã. Solicita a linha de topo e linha da saia. O tamanho da simbologia será calculado em função da escala.Lisp para desenhar a representação do talude em rocha sã

Esta lisp desenha a representação do talude em rocha sã no desenho de topografia. Solicita a linha de topo e linha da saia para representar o talude. Se o comando for acionado de dentro de uma viewport do layout a escala da simbologia ficará compatível com a escala da viewport. Se for acionado a partir do model será perguntado a escala à ser considerada.

O tamanho da simbologia do talude será sempre calculado automaticamente em função da escala, mas permitirá que você modifique, conforme sua preferência. Você também poderá definir a cor e layer que deverão ser usados.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-ROCHALLisp para o Autocad desenhar o talude em rocha alteradaLisp para desenhar talude em rocha alterada. Solicita a linha do topo e da saia. O tamanho da simbologia será calculado automaticamente em função da escala.Lisp para desenhar o talude em rocha alterada

Esta lisp desenha a representação do talude em rocha alterada no desenho de topografia. Solicita a linha de topo e linha da saia para representar o talude. Se o comando for acionado de dentro de uma viewport do layout a escala da simbologia ficará compatível com a escala da viewport. Se for acionado a partir do model será perguntado a escala à ser considerada.

O tamanho da simbologia do talude será sempre calculado automaticamente em função da escala, mas permitirá que você modifique, conforme sua preferência. Você também poderá definir a cor e layer que deverão ser usados.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-VOLLisp para executar o calculo do volume na escavação corte / aterroLisp para o Autocad executar o calculo do volume corte/aterro na escavação do projeto de terraplenagem. Utiliza o método de seções.Lisp para executar o calculo do volume na escavação corte / aterro

Use esta lisp no Autocad para executar o calculo do volume de corte e aterro em um desenho de terraplenagem.

Utliza o método das seções, portanto você precisa definir na planta diversas seções longitudinais e transversais. Obviamente para a geração
automática das seções, será necessário que as curvas de níveis estejam desenhadas nas elevações corretas.

Além do resultado final, a lisp documenta todas as etapas para a memória de cálculo. Para cada seção definida em planta, será desenhado o perfil destacando o volume encontrado de corte, aterro e limpeza.

Outro recurso interessante é que a lisp assinala em planta a faixa de atuação correspondente a cada seção, pintando de verde a área de aterro e vermelho a de corte. Também determinada em planta os pontos dos offsets para que seja desenhado o contorno do pé do talude.

Para maiores informações clique nos links abaixo:
plano profissional
AU-DEF-ELEVLisp para o Autocad redefinir a elevação dos vértices da linhaLisp para o Autocad redefinir a elevação dos vértices (coordenada Z) das extremidades da linha em função do caimento que você forneceu.Lisp para redefinir a elevação dos vértices da lwpolyline

A principal aplicação desta lisp é para definir a elevação dos vértices de um platô no projeto de terraplenagem. Você poderá definir o platô com o caimento horizontal (LONGITUDINAL), diferente do valor do caimento vertical (TRANSVERSAL). A lisp calcula e reposiciona a coordenada Z dos vértices do contorno do platô. Além de atualizar as elevações, a lisp escreve a coordenada Z calculada em cada vértice do contorno

Será necessário informar apenas a elevação de um dos vértices e o caimento horizontal e vertical.

Outra aplicação para esta lisp é para o unifilar no desenho de drenagem, onde precisam ser calculados as elevações dos nós.

Esta lisp é uma subrotina da lisp AU-VOL que calcula o volume de corte e aterro no projeto de terraplenagem.
plano profissional
2D-3DLisp para trocar a elevação da curva de nivelAltera os valores das elevações das curvas de nível na Topografia de forma rápida e dinâmicaEsse comando converte a topografia de 2D para 3D (coord. Z correta). Você só precisa fornecer o valor da primeira e segunda curva, para que o comando possa calcular o incremento. Para os valores das curvas restantes, o comando calcula a elevação apresenta o valor para sua confirmação. Para evitar que você se confunda se determinada linha, foi ou não alterada, o comando vai trocando a cor da linha, conforme for sendo movida para a coordenada Z correta.plano profissional
AU-COTAZLisp para escrever a elevação da curvaEscreve a elevação (cota Z) da curva de nível clicada. Disponibilza diversas formas para escreverEsse comando escreve o valor da coordenada Z da curva de nível selecionada. Você pode optar em escrever de diversas formas: Trim para quebrar a curva, Textmask para ocultar a curva, Escrever sobre a linha no ponto de seleção ou escrever na extremidade da curvaplano profissional
AU-INTERPOLARLisp para interpolar as curvas de nívelInterpola as curvas de níveis TOPOGRAFIAgráficas. Desenha de forma dinâmica e controlada pelo usuário.Esse comando solicita dois pontos pertencentes as curvas externas, para fazer a interpolação, gerando as curvas de níveis intermediarias. Para obter um melhor resultado, você deverá escolher de forma interativa os pontos necessários para a triangularização. O resultado vai depender muito da posição dos pontos escolhidos. Observe que cada curva será desenhada com uma cor e um layer próprio que receberá o nome em função de sua elevação. Em cada vértice das curvas será desenhado um círculo no layer da elevação, que poderá ser facilmente apagado no final.plano profissional
COMP-LAYLisp para somar os comprimentos das plinesCalcula o somatório dos comprimentos de todas as polylines, lines e lwpolylines separadas por layersExecuta o somatório dos comprimentos de todas as linhas de um mesmo layer. Use esse comando para calcular quantitativos de elementos unifilares que possam ser representados por uma linhaplano profissional
AU-C-TOTLisp para somar os comprimentos das linhasSoma o comprimento total das linhas e plinhas e escreve o resultado no ponto clicadoEsse comando soma o comprimento de todas as lines e plines selecionadas. Ao final apresenta o resultado da soma total e pergunta se você deseja escreve no desenho.plano profissional
LINE-PLLisp para converter várias lines em plinesConverte objetos do tipo line em objetos lwpolypline (igual ao join). Selecione os objetos com windowEsse comando converte diversas lines em lwpolylines, de uma só vez. Opera praticamente da mesma forma que o comando pedit (J), porém muito mais prático de usar. Observe que você pode selecionar com uma janela todas as lines e unir diversos conjuntos de linhas em uma única operaçãoplano profissional
AU-ATLisp para alinhar os textos com os objetosAjusta o ângulo dos textos para que fiquem paralelos a uma linha ou a um segmento de uma plineRotaciona os textos para que fiquem paralelos a uma linha ou segmento da pline. Observe que a direção do texto depende do ponto escolhido da line (se o ponto clicado foi na metade inicial ou final da linha). De qualquer forma, você ainda poderá rotacionar o texto em 180°.plano profissional
TUBLONGLisp para desenhar a Interrupção de tubo – vistaDesenha o tubo na vista longitudinal, indicando a interrupção nas extremidadesEsse comando desenha a interrupção de um tubo representado longitudinalmente. Basta clicar nas extremidades das faces do tubo. Observe que a ordem seleção das linhas influencia na apresentação finalplano profissional
TUBOCORTELisp para desenhar o tubo - vista frontalDesenha o tubo (vista frontal-circular), preenchendo a metade do círculo com o solid Esse comando desenha a vista frontal 2D de um tubo, a partir de um círculo selecionado. Permite preencher com sólido a metade do círculo, lembrando a simbologia de Yin-yang.plano profissional
TUBVISTALisp para representar superficie curvaRepresenta uma curva em vista, usando várias linhas paralelas com espaçamentos variadosEsse comando desenha a representação 2D de uma superfície circular em vista, dando a ideia de volume. O comando solicita as duas linhas que definem os limites e desenha as linhas intermediarias que representam a curvatura.plano profissional
MET-01Lisp para inserir cantoneiras – SeçãoInsere o bloco da seção da cantoneira de abas iguais. Escolha a cantoneira através de um menuEsse comando abre uma serie de slides permitindo você escolher a dimensão da aba e a espessura da cantoneira que será inserida no desenhoplano profissional
MET-02Lisp para substituir a cantoneira – frontalTroca a seção da cantoneira de abas iguais existente no desenho, por outra de dimensões diferentesO processo de escolha das dimensões da aba e espessura, é idêntico ao commando de inserção (através de slides) Esse commando apenas troca um bloco por outro. Serão mantidos o ponto de inserção e rotação da cantoneira da cantoneira existenteplano profissional
MET-03Lisp para inserir cantoneiras – longitudinalInsere uma cantoneira metálica em vista longitudinal. Desenha usando a multline para facilitar a ediçãoEsse comando desenha uma cantoneira longitudinalmente com a marcação da linha do gabarito para a furacão. A grande vantagem desse comando é que ele não desenha com linhas, ao invés disso ele usa um objeto que poderá ser editado muito facilmente através dos grips das extremidadesplano profissional
MET-04Lisp para substituir a cantoneira – longitudinalEsse comando substitui uma cantoneira existente no desenho, mantendo a posição da linha de furação e o comprimento da cantoneira existente. Esse comando substitui uma cantoneira existente no desenho, mantendo a posição da linha de furação e o comprimento da cantoneira existente. plano profissional
MET-05Lisp para prolongar cantoneira em função do furoProlonga longitudinalmente a cantoneira em função do diâmetro do furo da extremidadeAo clicar na cantoneira o comando procura por um parafuso na extremidade. Caso encontre, apresenta uma janela já com o com o valor calculado de acordo com a norma para distância mínima do centro do furo à extremidade cortada. Se não encontrar nenhum parafuso, será apresentada a janela em branco para você digitar o valor a ser prolongado. Você pode fornecer valores negativos para cortar a cantoneira, ao invés de prolonga-la plano profissional
MET-06Lisp para rotacionar a cantoneira em 180ºRotaciona em 180 graus, uma cantoneira em vista longitudinal. Mantem a posição do eixo de furaçãoRotaciona em 180 graus, uma cantoneira em vista longitudinal. Mantem a posição do eixo de furaçãoplano profissional
MET-07Lisp para inserir parafusos – vista longitudinalInsere na vista longitudinal o bloco dinâmico do parafuso com a porca, arruela e pallnuts. Esse comando abre uma serie de slides para você escolher as dimensões do do diâmetro e comprimento do parafuso a ser inserido no desenho. O bloco é do tipo dinâmico, com a posição da porca e arruela podendo ser alteradas para a posição eral do aperto. Além disso está organizados com layers de forma a permitir visualizer diferentes propriedades.plano profissional
MET-08Lisp para substituir o parafuso – vista longitudinalTroca um parafuso em vista longitudinal por outro de dimensões diferentes, mantendo a inserçãoO processo de escolha das dimensões do diâmetro e comprimento do parafuso, é idêntico a inserção (através de slides). Esse commando apenas troca um bloco por outro. Serão mantidos o ponto de inserção e rotação do parafuso existente.plano profissional
MET-09Lisp para inserir parafusos - vista frontalInsere blocos dos parafusos de diferentes diâmetros. O bloco é formado por porca, arruela e pallnuts Esse comando abre uma serie de slides para você escolher a dimensão do diâmetro do parafuso a ser inserido no desenho. O bloco está organizado com layers de forma a permitir visualizar diferentes propriedades, como por exemplo, não mostrar a porca e arruela.plano profissional
MET-10Lisp para substituir o parafuso – vista frontalSubstitui o parafuso em vista frontal, por outro com diâmetro diferente. Mantem o ponto de inserçãoO processo de escolha das dimensões do diâmetro do parafuso, é idêntico a inserção (através de slides). Esse commando apenas troca um bloco por outro. Serão mantidos o ponto de inserção e rotação do parafuso existente.plano profissional
AU-MALHALisp para desenhar malha de coordenadasDesenha a malha de coordenadas escrevendo N= / E= com valores obtidos das coordenadas reaisEsse comando desenha a malha de coordenadas com opções de escreve as coordenadas somente nas extremidades ou em todos os cruzamentos. Você pode escolher também a forma de indicação dos prefixos N/E ou X/Y.plano profissional
AU-FORMLisp para formatar número - separador de milharFormata os números, usando o ponto “.” como separador de milhar. Isso melhora a legibilidadeTroca a formatação dos textos da malha de coordenadas incluindo “.” como separador dos milhares. Aceita textos com no máximo 12 caracteres numéricos. Exemplo: N=12345678 muda para: N=12.345.678plano profissional
AU-AJU-UCSLisp para alinhar objetos com a ucs atualRotaciona os textos, cotas e símbolos para fiquem com a inclinação ajustada para a UCS corrente.Esse comando irá rotacionar os textos, cotas e símbolos para se adaptarem a nova Ucs da viewport. Atenção que o comando usado nessa rotina é o rotate, isso siginifica que os objetos também serão alterados no Model.plano profissional
TAB-COOR2Lisp para gerar a tabela com as coordenadasDesenha a tabela das coordenadas dos pontos clicados. Os pontos poderão ser identificados em plantaEsse comando gera uma tabela com as coordenadas N/E dos pontos que você clicar. Se já existir um arquivo com as coordenadas basta selecioná-lo. Se o arquivo não existir, você terá que criá-lo clicando nos pontos desejados. Ao final será solicitado um ponto para inserção da tabela.plano profissional
DEC%Lisp para escreve a declividade da linhaEscreve a declividade de uma linha, entre dois pontos, ou desenha uma linha com o valor fornecidoEsse comando calcula e escreve, a declividade entre dois pontos, que pode ser obtida selecionando uma linha existente, ou clicando em 2 pontos da tela. Você também pode forçar o desenho de linha com uma declividade pré-estabelecida, nesse caso o comando desenha dois eixos temporários para você definir a direção e sentido. O texto será escrito com o número de casas decimais corrente.plano profissional
AU-ESTLisp para fazer o estaqueamento do eixoEstaqueia o eixo informando o espaçamento entre estacas, a estaca inicial, tipo de notação, etcEsse comando executa o estaqueamento de uma polyline ou lwpolyline. Solicita o tipo de estaqueamento (estaca ou km); o espaçamento da marcação das estacas (tick); o espaçamento da indicação (texto) e o número da estaca inicial. Para selecionar a pline, clique perto da extremidade da estaca inicial (se desejar inverter a ordem, clique perto da outra extremidade). Você pode configurar diversos parâmetros, com por exemplo: cor do texto; cor do tick; tamanho da letra; prefixo para o texto; etc.plano profissional
AU-MVSLisp para girar a vista na viewport correnteGira a vista de dentro da viewport, tendo como referência uma linha. Não altera os objetos no model Esse comando configura a vista do interior de uma viewport sem fazer nenhuma modificação no Model. Você poderá manter o Modelspace geo-referenciado e criar as viewports com uma vista girada, permitindo uma melhor apresentação no Layout.plano profissional
DISTLINELisp para drenagem – Unifilar de tubosDesenha unifilar dos tubos na drenagem. Escreve o comprimento e o diâmetro do segmentoRotina para desenhar unifilar de tubos em um desenho de drenagem. Solicita o ponto inicial e final do segmento, desenha a linha que representa o tubo, escreve o comprimento e diâmetro fornecido. Será criado um layer para cada diâmetro.plano profissional
QUANTUBLisp para somar comprimentos dos tubosSoma os comprimentos dos unifilares dos tubos. Informa os totais parciais de cada layersCalcular o somatório de todas as polylines, lines, lwpolylines que estejam num layer pré-definido. Os nomes dos layers devem ser padronizados.plano profissional
AU-LMSLisp para sinalização horizontal – estradasDesenha as faixas de sinalização horizontal que definem as pistas no projeto de estradas – LMSEsse comando pode ser usado para desenhar as LMS (Linhas de divisão de fluxos de Mesmo Sentido) em um projeto de sinalização
horizontal de um sistema viário
plano profissional
AU-NVLisp para numerar os vértice em sequênciaNumera sequencialmente os vértices de uma Lwpolyline, permitindo definir o incremento e prefixo Esse comando numera os vértices de uma LWPOLYLINE. Você poderá definir um prefixo para ser usado nos números. O default é numerar todos os vértices, mas você pode definir um incremento diferente de 1, numerando os vértices de forma alternada. Para escrever o texto, o comando usará as configurações correntes, portanto antes de executar o comando, configure as propriedades do texto, como por exemplo o tamanho da letra, a cor, o style, o layer, etc... plano profissional
PI-ACUMLisp para escrever a dist. dos vértices à origemEscreve a identificação do vértice (PI) e a distância acumulada do PI até a origem da pline. Usa leaderEsse comando insere uma leader em cada um dos vértices de uma pline. A leader é composta por um texto de duas linhas. Na primeira linha do texto será escrito o número do PI e na segunda o valor do Km acumulado (distância acumulada do início da pline ao vértice onde está a leader)plano profissional
ZXP-TRALisp para trancar a escala das viewportsTranca a escala de impressão (zoom xp) das viewports. Igual ao display lock original do cadEsse comando tranca a escala da viewport. Use-o após definir o valor correto da escala (zoom xp). A vantagem de se trabalhar com as viewports trancadas e que você pode executar o zoom normalmente, sem desconfigurar o fator XP que define a escala da viewport. Você pode selecionar várias viewports de uma só vez usando um dos processos de seleção do Autocad. Quando executamos o comando zoom em uma viewport trancada, o cursor passa para fora da viewport, aguarda você definir a região do zoom e depois retorna para dentro da viewport.plano básico
ZXP-DESLisp para destranca a escala das viewportsDestranca a escala de impressão (zoom xp) das viewports. Igual ao display unlock original do cadDestranca a escala de impressão (zoom xp) das viewports. Igual ao display unlock original do cadplano básico
AU-DIST-ACUMDistância da origem ao pontoEscreve a identificação do vértice (PI) e a distância acumulada do PI até a origem da pline. Usa leaderA indicação será feita com uma leader do Autocad, que usará os parâmetros de configuração que estiverem corrente no momento em
que for acionado. O texto da leader informará a distância acumulada, desde o inicio da pline que representa o eixo.
plano profissional
TRACEJARMuda parte da linha p/ tracejadaMuda para tracejado o trecho da pline. Util para representar os objetos que estão na vista posteriorEssa rotina troca o tipo de linha “continuous” para “hidden2" de uma parte do objeto. Serve para representar os objetos ‘escondidos’ em uma vista, que normalmente são representados com a linha tracejada. Serve também para representar trechos das curvas de níveis originais que foram foram escavadas.plano profissional
BREAKFENCEQuebra linhas por onde cruzarQuebra todas as linhas nos pontos por onde cruzar a pline temporária que será desenhadaEsse comando quebra as lines e plines que forem cruzadas por uma pline temporária. A quebra se dará exatamente no ponto de interseção entre a pline temporária e cada uma das linhas cruzadas.plano básico
AT=XAlinhamento dos textos em xReposiciona os textos selecionados, alinhando-os pela coordenada X de um ponto clicado na telaEsse comando move os textos selecionados ao longo do eixo Y . Mantém a coordenada X original de cada texto. Para um perfeito alinhamento é necessário que o modo de alinhamento de todos os textos seja o mesmo (left, right,bc, etc…). Se no grupo dos textos selecionado, existir mais de um modo de alinhamento, use antes o comando tjust do express para igualá-los.plano básico
AT=YAlinhamento dos textos em yReposiciona os textos selecionados, alinhando-os pela coordenada Y de um ponto clicado na telaEsse comando move os textos selecionados ao longo do eixo X. Mantém a coordenada Y original de cada texto. Para um perfeito alinhamento é necessário que o modo de alinhamento de todos os textos seja o mesmo (left, right,bc, etc…). Se no grupo dos textos selecionado, existir mais de um modo de alinhamento, use antes o comando tjust do express para igualá-los.plano básico
AU-ENTRELINHARealinha textos verticalmenteReposiciona as linhas de textos selecionadas, para que todas tenham o mesmo espaçamento verticalEsse comando executa o ajuste vertical da entrelinha de um parágrafo formado por objetos tipo "text". Selecione a primeira linha do texto e depois clique no ponto para definir a distância vertical entre as linhas. A seleção das demais linhas deverá obedecer a ordem Sequencial das linhas. Opcionalmente, você poderá alinhar também o texto na horizontalplano básico
AU-COLXCOLMultiplica duas colunasMultiplica os valores entre os números de duas colunas e escreve o resultado na terceira colunaEsse comando executa a multiplicação das células entre duas colunas. Você pode selecionar a coluna inteira de uma só vez, com a opção window ou crossing. Também poderá especificar um valor para ser usado como uma constante para converter a unidade dos valores que serão escritos na coluna dos resultadosplano profissional
AU-ARREDONDARArredondamento decimalArredondamento dos números. A seleção pode ser feita de uma só vez com a opção windowEsse comando arredonda todos os números que você selecionar. Você pode definir o número de casas decimais a ser considerado para o arredondamento. Poderá selecionar englobando tipos de textos e objetos que o comando ira filtrar somente os objetos do tipo TEXT e que tenham um conteúdo numéricoplano básico
AU-ISOMETRICOCria vistas isométricasCria e insere um bloco dos objetos selecionado, “deformando-os” para obter a vista isométricaEsse comando gera uma vista isométrica dos objetos que você selecionar na vista superior. Ele cria e insere o bloco de nome ISOMET simulando uma vista isométrica.plano profissional
COTAISOCotar em isométricosCria um estilo de dimensionamento para usa-lo no isométrico e o torna como corrente  Esse comando cria automaticamente um estilo de cota para o desenho do isométrico. Você não precisa se preocupar se o texto da cota está inclinado p/ esquerda ou para direita, basta clicar sobre o segmento do isométrico e escolher o ponto para localizar a linha da cota. O comando desenha dois eixos temporários para ajudar você a escolher a melhor posição da cota. Depois de desenhada a cota, os eixos temporários serão apagados.plano profissional
TRO-NIVAtualiza o valor do bloco nívelAtualiza automaticamente o valor do atributo dos blocos de nível em corte, selecionados de uma só vezEsse comando serve para trocar o atributo dos blocos de níveis (em elevação). O programa calcula o valor da coordenada ‘Y’ do ponto de inserção de cada bloco e atualiza o atributo com o valor encontrado. Permite que você adicione um sufixo para escrever a unidade e defina um multiplicador se desejar escrever em outra unidade.plano profissional
NUMSEQTroca números em sequênciaAltera os números selecionados para valores sequenciais. A seleção tem que ser feita com fenceEsse comando troca o conteúdo de diversos textos selecionados, numerando-os em ordem de acordo com a sequência que foi selecionado. Pode definir o valor inicial e o incremento. Observe que a única coisa que muda é o conteúdo do texto em si, as demais propriedades permanecem inalteradas. Voce pode selecionar todos os números de uma só vez com a opção fence, tomando o cuidado para cruzar todos os onjetosplano profissional
PL-CHEIOPline fechada com solid–atrásDesenha uma pline fechada, preenche com solid e move o conjunto para trás de todos objetosEsse comando desenha uma polyline fechada, com a cor e o layer corrente. Depois preenche o contorno com o solid. Observe que o solid será enviado para trás de todos os objetos com o uso do comando draworder.plano básico
RET-CHEIORetângulo com solid–atrasDesenha um retângulo preenchido com solid, depois move para trás de todos os outros objetosEsse comando desenha um retângulo e preenche com o hatch SOLID. Após desenhar usa o comando Draworder para enviar o conjunto para trás de todos os outro objetos existentes no desenho.plano básico
AU-CORTEDesenha linha de corteDesenha a linha de corte com a simbologia nas extremidades e configurada para a escala da viewportEssa rotina solicita os dois pontos que definem uma linha de corte. Insere os símbolos (com atributo) nas extremidades, alinhado-os com a linha de corte. O fator de inserção dos símbolos é ajustado automaticamente para a escala da viewport corrente. A rotina permite ainda, que você escolha, se vai querer manter a linha que une os símbolos. Você poderá personalizar o símbolo de corte, basta abrir o desenho de nome corte.dwg e alterá-lo, tomando o cuidado de manter a mesma unidade e rotação.plano profissional
CIR-CHEIOCírculo com solid-atrásDesenha um círculo preenchido com solid e move o conjunto para trás de todos os outros objetosEsse comando desenha um círculo e preenche com o hatch SOLID. Após desenhar usa o comando Draworder para enviar o conjunto para trás de todos os outro objetos existentes no desenho.plano básico
AU-3DP-PLINEConverte 3dpoly em lwpolylineConverte objetos do tipo 3DPOLY para objetos do tipo Lwpolyline, ajustados para a elevação fornecidaEsse comando converte uma 3DPOLY em LWPOLYLINE 2D. Esse recurso é importante pois alguns comandos operam somente com objetos do tipo LWPOLYLINE. A 3DPOLY é caracterizada por possuir cada vértice em uma coordenada Z, enquanto a LWPOLYLINE possui todos os vértices com a mesma coordenada Zplano profissional
AU-ARC2PLConverte arco em varias linhasConverte arcos e círculos em diversos segmentos de retas, mantendo a aparência original.Esse comando converte uma curva em segmentos de linhas. O comando transforma o objeto selecionado de arco para pline, depois é só explodir para obter a linha. Poderão ser transformados Círculos, arcos, Lwpolylines com arc e polylines com arcos.plano profissional
INVERTE-LWInverte extremidade inicial/finalInverte a extremidade inicial pela extremidade final de uma Lwpolyline. Util nos tipos de linhas especiaisO Acadutil possui diversos tipos de linhas (linetype) personalizados. Algumas delas possuem um desenho na parte inferior ao longo da linha, (tipo a linha de rocha). Caso a representação apareça na parte superior, será necessário inverter o ponto inicial pelo o ponto final. Esse comando inerte os pontos inicial/final sem precisar redesenhar a pline.plano profissional
MARCACENTROMarcação de centro do círculoRepresenta a marcação do ponto clicado, com duas pequenas linhas que se cruzam ortogonalmenteEsse comando desenha duas pequenas linhas de eixo. Uma horizontal e outra vertical que irão se cruzar no ponto que você clicar. Para calcular o tamanho da linha, o comando obtém o tamanho do texto corrente (textsize), e multiplica por um fator que você poderá configurar.plano profissional
MOVEGIRAComando move e rotate juntosEsse comando executa de uma só vez, os dois comandos originais do autocad, o move e o rotate.Esse comando executa de uma só vez, os dois comandos originais do autocad, o move e o rotate.plano básico
ROT180TXTRotaciona em 180º os textosRotaciona 180 graus, todos os textos que estiverem 'de cabeça para baixo’ na UCS correnteEsse comando rotaciona em 180 graus, todos os textos que estiverem ‘de cabeça para baixo', mantendo o ponto de inserção de cada um dos textos. Você poderá selecionar diversos textos e até mesmo outros objetos de uma só vez, que o comando filtrará apenas os que precisarão ser rotacionados.plano profissional
ESCREVE-ZElevação das curvas por fenceEscreve a elevação (cota Z) de um conjunto de curvas de nível selecionadas com a opção fenceEsse comando escreve os valores das curvas de níveis selecionadas através de uma fence, ou seja, nos pontos onde a fence cortar as curvas, será escrito o valor da cota z da curva. O número de casas decimais usado para escrever, será o corrente. Você pode adotar diversos critérios para escrever (só curvas pares, impares, todas, múltiplas de 5 etc…). Pode escolher também se o texto com o valor de Z da curva, será posicionado usando o ttrim, testmask ou sobreposto.plano profissional
IDPT-MALHAEscreve coordenadas do um ptEscreve coordenadas do um único ponto no mesmo formato da malha de coordenadasEsse comando permite que você escreva as coordenadas de um único ponto no formato da malha de coordenadas, ou seja, a coordenada norte será escrita com um texto de prefixo"N=" e uma rotação de 0 graus. Já para a coordenada ESTE, será um prefixo "E=" com a rotação de 90 graus. Além disso o texto será escrito com o formato usando caractere '.' como separador de milhar.plano profissional
AU-CAVCalcula volume do reservatórioCalcula o volume d’agua do reservatório. Documenta o processo de cálculo para cada curvaEsse comando calcula o volume de água de um reservatório. A fórmula adotada para o cálculo foi a do tronco de pirâmide e a área das curvas de níveis obtida pelo próprio comando AREA do Autocad. Gera um desenho que serve de relatório onde consta o volume calculado para cada curva.plano profissional
AU-FCFecha curva - eixo da barragemPrepara a Topografia fechando as plines das curvas no eixo da barragem para calcular o volume d'aguaEsse comando realiza o fechamento das curvas de niveis no eixo de uma barragem. Observe que ao invés de simplesmente ligar o ponto inicial ao ponto final da curva, o comando complementa a curva com os segmentos idênticos ao do eixo. Dessa forma a curva será fechada e transformada em um único objeto. Com a curva fechada, você poderá calcular a área considerando os segmentos internos do eixo, o que proporcionará um cálculo mais preciso. Você poderá com um único comando selecionar todas as curvas de uma só vez.plano profissional
AU-FILTRO-PLINEFiltra seleção de curva nívelFiltra as curvas de níveis isolando-as em função do valor da área e da elevação da curva Esse comando cria um filtro para selecionar as curvas de níveis, baseado na área(m2) e na elevação (coord Z) da lwpolyline. Primeiro você escolhe um dos 3 comandos disponíveis (move, copy ou erase) depois informa as restrições para a seleção. O comando escolhido será executado somente sobre as curvas de níveis (lwpolylines) que atenderem simultaneamente à todos os critérios de seleção.plano profissional
AU-COR-PLINETroca cor da curva de nívelTroca a cor da curva de nível para a cor com o número igual ao valor de sua elevaçãoEsse comando troca a cor da curva de nível para uma cor associada a elevação. Dessa forma todas as curvas que tenham a mesma elevação, ficarão no final com a mesma cor. Você poderá selecionar tudo de uma só vez que o comando atuará somente nos objetos do tipo lwpolyline e que tenham a elevação diferente de zero. Também será possível escolher o incremento para a variação dos números das cores, o que apresenta alternativas de apresentação. Esse recurso ajuda a interpretar melhor a autocad,topografia, como também ajuda a identificar possíveis erros em uma conversão de 2D para 3D.plano profissional
AU-LAY-ELEVTroca layer da curvas de nívelTroca o layer da curva de nível para um layer de nome igual ao do valor de sua elevação Esse comando troca o layer da curva de nivel. Para cada elevação será criado automaticamente um novo layer. O comando troca o layer de cada curva para o novo layer criado que terá o nome igual ao valor da elevação da curva. Você poderá com um único comando selecionar todas as curvas de uma só vezplano profissional
AU-AREATOTALSoma as áreas de várias pinesCalcula o somatório da área de várias polylines, que podem ser selecionadas todas de uma só vezEsse comando calcula a área total das polylines que podem ser selecionadas todas de uma única vezplano profissional
ELEV-ATTTroca elevação do blocoMuda a elevação dos blocos atributados, para o valor que está escrito no conteúdo do atributo Esse comando altera a elevação de um bloco atributado. Muda a coordenada “Z” de inserção do bloco (cota Z) para o valor que está especificado no conteúdo do atributo. Ideal para preparar um desenho para servir de input para outros programas de topografia. Antes de selecionar, deixe visível na tela somente os blocos que deseja mudar de elevação.plano profissional
AU-MINILOGDesenha minilog a partir do txtDesenha o minilog de sondagem. Ler os dados a partir de um arquivo no formato TXTEsse comando desenha o minilog de uma sondagem. Os dados serão fornecidos através de um arquivo texto com uma formatação própria que deverão ser extraídos do relatório de sondagem. Existe um arquivo de exemplo chamado MINILOG-EXEMPLO.DAD no qual você poderá se basear para criar o seu.plano profissional
AU-COORDExporta coordenadas da plineGrava um arquivo tipo TXT com as coordenadas dos vértices da lwpolyline selecionadaEsse comando exporta para um arquivo com a extensão .TXT os valores das coordenadas X, Y, e Z dos vértices das plines.plano profissional
CONT-DESContinuação em outra pranchaIndicação de que o desenho corrente continua em outra prancha Esse comando inclui uma representação que indica que o desenho continuará em outra prancha. Essa representação é feita por uma cota original do Autocad. Essa cota será editada automaticamente pelo comando, informando o número do próximo desenho que se dará a continuidade.plano profissional
COMP-TOTEscreve comprimento da plineObtém e escreve o comprimento de uma lwpolyline. Para configurar o texto, usa os parâmetros atuaisClique na pline e depois escolha o ponto para escrever o comprimento da lwpolyline selecionada.plano profissional
ESCADAEscada em vista transversalDesenha de forma básica o corte transversal de uma escada. Só deve ser usado em projeto básicoEsse comando executa o desenho básico do corte transversal de uma escada. Será solicitado apenas o ponto que define o nível do patamar inferior e do patamar superior, para que possa ser estabelecido o desnível (pé direito) a ser considerado. Com esses dois pontos fornecidos, o programa calcula o número de degraus. Não tem os devidos detalhes para os projetos executivos.plano profissional
VISTA-ESCADAEscada em vista frontalDesenha a vista frontal de uma escada para ser usada nos projetos básicos, sem muitos detalhesEsse comando executa o desenho simplificado da vista de uma escada. Será solicitado apenas o ponto que define o nível do patamar inferior e do patamar superior, para que possa ser estabelecido o desnível (pé direito) a ser considerado. Com esses dois pontos fornecidos, o programa calcula o número de degraus.plano profissional
INSERE-BLInsere bloco da sua bibliotecainsere no desenho um dos blocos existentes na sua biblioteca personalizada gerada com o AcadutilEsse comando insere blocos no desenho a partir de uma biblioteca criada por você. O bloco poderá ser escolhido através de uma imagem.plano básico
ADICIONA-BLOrganiza a biblioteca de blocosAdiciona blocos na biblioteca personalizada para que fiquem disponível para futuras inserçõesCom esse comando você poderá incluir de forma automática um arquivo de bloco (DWG) em sua biblioteca. Será necessário que você
possua o arquivo DWG do bloco e saiba a unidade no qual o arquivo foi desenvolvido.
plano básico
INS-PTS-ARQDesenha pontos lidos do txtInsere o objeto point ou block nas coordenadas especificadas em um arquivo no formato TXT Esse comando insere o ponto que tem as coordenadas definidas em um arquivo com a extensão TXT. Esse arquivo pode ser gerado pelo Notepad ou pelo próprio Excel, tendo o cuidado para salvar na extensão TXT sem nenhum tipo de formatação.plano profissional
AU-NOTASInsere notas pré-definidasMostra diversas notas de desenho previamente redigidas, para você escolher quais serão inseridas Esse comando solicita um arquivo com as notas para serem inseridas no desenho. Será apresentado um quadro com todas as notas especificadas no arquivo. Você irá assinalar apenas as notas desejadas para o desenho em questão. A numeração das notas será automática, considerando somente a notas escolhidas. O arquivo com as notas está no formato texto e pode ser alterado por qualquer editor de textos de arquivo txt. Você poderá criar diversos arquivos de notas, organizando-os por assuntos.plano básico
AU-LEGENDAInsere legendas pré-definidasMostra diversas legendas previamente desenhadas, para você escolher quais serão inseridas Esse comando apresenta um quadro contendo a relação de diversas legendas especificadas em um arquivo TXT. Para cada legenda deverá haver um pequeno arquivo DWG contendo a simologia da legenda.plano básico
AU-VERConfigura nuvem de revisãoEsse comando executa a nuvem de revisão ajustada para a escala da viewport.Você não precisa mais se preocupar com a configuração do valor do arco na representação da nuvem de revisão do Autocad. Esse comando executa a nuvem de revisão já ajustada para a escala da viewport.plano profissional
DIVIDIR-VALORDivide por uma constanteDivide os números selecionados por um valor constante. Pode usar a opção windows para selecionarEsse comando realiza a operações matemática de divisão, aplicando um valor constante aos diversos números que podem ser selecionados todos de uma só vez.plano profissional
AU-SOMASoma números selecionadosSoma os números selecionados e escreve o resultado em outro texto existenteCalcula a soma dos números selecionados e depois escreve o resultado trocando o conteúdo de um outro texto. Ideal para somar valores de tabelas.Você pode escolher o número de casas decimais do resultado. O caractere separador de casas decimais tem que ser ponto, se necessário use o comando find para substituirplano profissional
AU-DIFSubtrair dois númerosSubtração um número de outro e escreve o resultado trocando o conteúdo de um texto existenteCalcula a subtração entre dois números e depois escreve o resultado trocando o valor de um terceiro texto selecionado.plano profissional
MULTIPLICAR-VALORMultiplica por uma constanteMultiplica os textos selecionados por um valor constante. Pode usar a opção windows para selecionarEsse comando realiza a operações matemática de multiplicação, aplicando um valor constante aos diversos números que podem ser selecionados todos de uma só vez.plano profissional
DIVISDivide e escreve resultadoExecuta a divisão entre dois números e escreve o resultado trocando o conteúdo de outro textoDivide um número por outro e escreve o resultado trocando o valor de um terceiro texto selecionado.plano profissional
SUBTRAIR-VALORSubtrai um valor constanteSubtrai um valor constante de diversos números. Pode usar a opção windows para selecionarEsse comando realiza a operações matemática de subtração aplicando um valor constante aos diversos números que podem ser selecionados todos de uma só vez.plano profissional
SOMA-VALORSoma um valor constanteSoma um valor constante em diversos números seleconados com a opção windowsEsse comando realiza a operações matemática de soma, aplicando um valor constante aos diversos números que podem ser selecionados todos de uma só vez. Se o objeto selecionado for mtext, o comando não adiciona e envia uma mensagem avisando que assinalou com um círculo vermelho os mtext encontrados.plano profissional
MULTMultiplica dois númerosExecuta a multiplicação de dois números, e escreve o resultado em outro textoMultiplica dois números e depois escreve o resultado trocando o conteúdo de um terceiro texto selecionado.plano profissional
AU-PRESUFAdiciona prefixo e/ou sufixoAdiciona um prefixo e/ou sufixo em todos os textos e mtextos selecionados com a opção windowsEsse comando permite alterar o conteúdo de todos os textos selecionados, incluindo um prefixo ou sufixo. Não altera nenhuma propriedade do texto.plano básico
IGUALTXTTroca textos com referênciaTroca o conteúdo dos textos, para ficarem com o mesmo conteúdo de um texto de referênciaEsse comando troca o conteúdo de diversos textos selecionados. Primeiro solicita um texto para obter o conteúdo e depois solicita a seleção de todos os textos que deverão ser trocados. Observe que a única coisa que muda é o texto em si, as demais propriedades permanecem inalteradas.plano básico
MESMOTXTTroca conteúdo dos textosTroca o conteúdo dos textos, para ficarem com o mesmo conteúdo que você digitarEsse comando troca o conteúdo de diversos textos selecionados. Primeiro solicita a seleção de todos os textos que deverão ser trocados. Depois abre uma caixa para você digitar o novo texto que deverá ser assumido pelos textos selecionados. Observe que a única coisa que muda é o conteúdo do texto em si, as demais propriedades permanecem inalteradas.plano profissional
AU-CTCopia/troca conteúdo do textoCopia o texto selecionado e abre o campo para trocar o conteúdo da cópia.Copia um texto e depois altera o conteúdo do texto que foi copiado. Após a seleção, o ponto base será definido automaticamente e acionado o quadro ‘ddedit’ para alteração do conteúdo do texto. Tudo isso em um único comando. Reduz vários cliques com o mouse, comparando com o procedimento original do Autocad para a mesma tarefa.plano básico
LETRA-EM-SEQInsere letras em sequênciaEscreve nos pontos clicados, letras em sequencia. Usa os parâmetros atuais para escreverEsse comando insere letras em sequência. Solicita a seleção de um texto para capturar as propriedades. Serão inseridas outras letras incrementadas de um valor nos pontos onde você for clicando. Essas novas letras inseridas, terão as mesmas propriedades do texto selecionado. Você pode selecionar como referência um TEXT ou MTEXT.plano profissional
ARRAY-INCREMENTALEscreve sequência numéricaEscreve nos pontos clicados, números em sequencia. Usa os parâmetros atuais para escreverEsse comando escreve um conjunto de números, incrementando um valor constante. Para a configuração do texto, serão usados os parâmetros
correntes tais como: altura do texto, Layer, cor, etc…
plano profissional
DISTRIBDistribuição ferros em corteDesenha em corte a distribuição das barras de ferros (piano) em um detalhe no desenho de armaduraAutomatiza a tarefa de executar o “piano” que é a representação das posições das barras de ferro no desenho de concreto armado. Esse comando deve ser acionado somente através do ícone, pois o clique no icone que irá configurar o comando para corte ou planta.plano profissional
DISTRIBDistribuição ferros em plantaDesenha em planta a distribuição das barras de ferros (piano) em um detalhe no desenho de armaduraAutomatiza a tarefa de executar o “piano” que é a representação das posições das barras de ferro no desenho de concreto armado. Esse comando deve ser acionado somente através do ícone, pois o clique no icone que irá configurar o comando para corte ou planta.plano profissional
10,15,20,etcNúmero de barras de ferroCalcula o número de barras de ferro que cabem na seção de uma peça de concreto armadoEsses comandos calculam a quantidade de barras que cabem em um elemento estrutural de um desenho de concreto armado. Existem diversos ícones/comandos, um para cada espaçamento. Ao escolher o ícone você estará definindo o espaçamento das barras. Será apresentada uma imagem com duas opções, informando o resultado com ou sem barra nas extremidades. Esse comando não desenha as barras, simplesmente calcula a quantidade, partida e chegada das barras entre os dois pontos clicadosplano profissional
AU-JCDesenha junta de construçãoDesenha a representação da junta de Construção usada no desenho de concretoEsse comando desenha uma linha representando a junta de construção nos desenhos de concreto armado. Observe que o tamanho da simbologia da junta se adapta automaticamente a escala da viewport. Será apresentado um valor adequado, para a inserção do símbolo da junta, você poderá aceitar o valor padrão ou alterá-lo se desejar.plano profissional
METALICA11Escreve dimensão do parafusoEscreve em polegadas, o diâmetro do parafuso em vista frontal. Usa os parâmetros do texto correnteEsse comando simplesmente escreve perto do bloco, o código de identifcação do parafuso.plano profissional
METALICA12Insere chumbadoes em vistaInsere blocos dinâmicos dos chumbadores em vista longitudinal. Pode ajustar a espessura do groutEsse comando abre diversos slides para você escolher o chumbador a ser inserido no desenho. Observe que o bloco é do tipo dinâmico e permite você alterar as dimensões do grout e da placa de base.plano profissional
METALICA13Altera chumbadores em vistaSubstitui o chumbador existente por outro de diâmetro diferente. Mantém o ponto de inserçãoO processo de escolha das dimensões do diâmetro do chumbador, é idêntico a inserção (através de slides). Esse comando apenas troca um bloco por outro. Serão mantidos o ponto de inserção e rotação do bloco do chumbador selecionado para a troca.plano profissional
METALICA14Insere bloco da barra roscadaInsere o prisioneiro (barra com rosca nas duas extremidades). Defina o diâmetro e comprimentoEsse comando abre diversos slides para você escolher o prisioneiro (haste metálica com rosca nas duas extremidades).plano profissional
METALICA15Altera dimensão-barra roscadaTroca o bloco de um prisioneiro existente por outro de diâmetro diferente. Mantem o ponto de inserçãoO processo de escolha das dimensões do diâmetro do prisioneiro é idêntico a inserção (através de slides). Esse comando apenas troca um bloco por outro. Serão mantidos o ponto de inserção e rotação do bloco do prisioneiro selecionado para a troca.plano profissional
METALICA16Insere tubos-diversos diâmetrosInsere tubos de diversos diâmetros. Desenha usando a multline para facilitar a edição através dos gripsplano profissional
METALICA17Insere barra chata - metálicaInsere barras metálicas de diversas abas e espessuras. Desenha com multline, para facilitar a ediçãoplano profissional
METALICA18Insere simbologia de soldaInsere a simbologia de solda. Durante o comando pode ser consultado uma apostila com dicasAlem de inserir qualquer tipo de solda, você pode clicar no slide para abrir o arquivo PDF com as orientações para escolher o tipo de solda.plano profissional
METALICA19Grampos de barra roscadaInsere diversos tipos grampos feitos com barra roscada. A escolha do formato é feita através de menuEsse comando insere diversos tipos de grampos feitos de barra roscada dobradaplano profissional
METALICA20Insere abraçadeira para tubosInsere blocos de vários tipos de abraçadeiras que servem para fixação de tubosEsse comando insere diversos tipos de abraçadeiras usadas em tubos.plano profissional
METALICA21Abraçadeira para cantoneiraInsere blocos de vários tipos de abraçadeiras para fixação de cantoneiras de abas iguaisEsse comando insere diversos tipos de abraçadeiras usadas em cantoneiras de abas iguais.plano profissional
METALICA5Dimensões da cantoneira-vistaEscreve as dimensões da aba e espessura da cantoneira em vista longitudinalEsse comando escreve as dimensões da aba e da espessura cantoneira. O texto será escrito no midpoint da cantoneira e com a mesma rotação.plano profissional
METALICA6Insere perfis metálicosInsere perfil tipo I, U, H na vista superior, frontal, posterior e em corte Esse comando abre uma serie de slides para você escolher o perfil laminado que será inserido no desenho. Para cada dimensão de perfil, existem todas as vistas disponíveis. A grande vantagem desse comando é que ele não desenha com linhas, ao invés disso ele usa um objeto que poderá ser editado muito facilmente através dos grips das extremidades.plano profissional
AU-CHAPADesenha chapas metálicasDesenha chapas metálicas com diversos tipos de recortes nos vértices Esse comando cria e insere o bloco de uma chapa para ser usada em um desenho de estrutura metálica. A rotina solicita os dados da chapa, sendo obrigatório apenas o fornecimento da largura e o comprimento da chapa.plano profissional
AU-CIRCUITODesenha fase, neutro e retornoDesenha a representação de fase, neutro e retorno no desenho de instalação elétrica Esse comando representa a indicação dos fios em um desenho de instalação elétrica. O comando usa a altura de letra corrente como referência para calcular o tamanho dos símbolos. O comando não desenha o conduite, apenas a indicação de fase, neutro, etc.plano profissional
AU-COLUNASímbolo da coluna sobe / desceRepresentação da coluna de descida / subida no desenho de instalação hidro-sanitáriaDesenha o círculo e a seta que representa a coluna de descida em um desenho de instalação.plano profissional
UNIFILARDisjuntores unifilaresDesenha o diagrama esquemático dos disjuntores unifilares no desenho de instalação elétrica.Desenha diagrama dos disjuntores unifilares
plano profissional
TRIFILARDisjuntores trifilaresDesenha diagrama esquemático dos disjuntores trifilares no desenho de instalação elétrica.Desenha diagrama dos disjuntores trifilaresplano profissional
QUADRO-DISJDesenha quadro de disjuntoresDesenha o quadro geral dos disjuntores no desenho de instalação elétrica.Desenha o quadro dos disjuntoresplano profissional
AU-TAMPASDesenha as tampas da canaletaApresenta varias opções de combinação para os tamanhos das tampas de uma canaletaEsse comando desenha as tampas metálicas de uma canaleta. Apesar da rotina originalmente ter sido idealizada para esse fim, ela pode ser aplicada em outras situações. A unidade do desenho deverá ser obrigatoriamente o milímetro. A escolha da "quantidade X comprimento X folga" das tampas, é um processo trabalhoso e requer diversas tentativas para chegar a uma boa solução. Existem várias combinações da quantidade/comprimento que resolverão o problema. Esse comando vai ajudá-lo na escolha da melhor opção. Você só precisar fornecer a largura, o comprimento desejado das chapas e a distância total da canaleta, que o comando apresentará uma serie de alternativas para você escolher.plano profissional
INSERIR-PAREDEDesenha uma única parede na planta baixaDesenha uma única parede na planta baixa da mesma forma que a lisp AU-PAREDESDesenha uma única parede na planta baixa da mesma forma que a lisp AU-PAREDESplano profissional
AU-BLOAlvenaria de bloco de concretoDesenha a parede (alvenaria) de bloco de concreto no desenho da planta baixa de arquiteturaDesenha a parede (alvenaria) de bloco de concreto no desenho da planta baixa de arquiteturaplano profissional
AU-PAGAlvenaria de bloco em vistaDesenha a parede de blocos de concreto em vista e Indica o ponto de partida para o assentamentoEsse comando desenha a alvenaria realizada com bloco de concreto. Será necessário a pré-existência do 'block' (símbolo do Autocad) que represente na vista superior o bloco inteiro e outro para o meio-bloco.plano profissional
AU-VAOAbertura de vão na parede vistaAbre um vão na vista frontal de uma parede feita de bloco de concretoEsse comando executa a abertura em uma parede de azulejos ou a abertura em um piso de cerâmicas. Você deverá informar os dois vértices de um retângulo que definem as dimensões da abertura, ou clicar sobre um retângulo pré-existente que represente a abertura. O comando apaga as cerâmicas do interior e refaz as do contorno do vão redesenhando com as novas medidas.plano profissional
AU-CONEnchimento de parede de blocoRepresenta em vista, o enchimento com concreto dos blocos que terão a função estruturalEsse comando desenha o hatch que representa o enchimento com concreto dos blocos em vista. Será aberto um quadro para o fornecimento dos dados necessários: dimensão do bloco (pilar) , altura da viga (bloco canaleta), espaçamento máximo para o enchimento (horizontal e vertical)plano profissional
PROLONGA-EIXOProlonga eixo da paredeProlonga o eixo da parede para que ultrapasse o outro eixo transversal. Melhora a apresentaçãoEsse comando realiza um pequeno prolongamento do eixo das parede O comando só irá funcionar se a linha que define o eixo estiver no layer apropriado, ou seja no mesmo layer que está especificado no arquivo PAREDES.CFG. O prolongamento da linha de eixo, faz com que o ponto final seja reposicionado, ultrapassando o eixo da outra parede transversal.plano profissional
TROCA-ACABEspessura da camada da paredeRedimensiona a camada de emboço da parede no desenho de planta baixaEsse comando serve para alterar a spessura da camada de acabamento de uma parede existente em desenho de planta baixa.plano profissional
AU-DEL-ESQApaga esquadria e refaz o vãoRecompõe a alvenaria após apagar a esquadria na planta baixa, desde que gerada com o AcadutilEsse comando apaga as esquadrias que foram geradas com o Acadutil e recompõe a alvenaria original, fechando o vão e restabelecendo a situação antes de inserir a esquadria.plano profissional
INSERIR-PAINELAbre vão e desenha painelDesenha em planta diversas janelas contínuas separadas com montantes (painéis de vidro)Esse comando insere um painel, composto por diversos módulos ou diversas janelas contínuas. Será necessário a existência de uma biblioteca de painéis, onde cada tipo receberá um número para identificação. Já existem pré-configurados alguns tipos de painéis, mas você poderá criar ou modificar de acordo com a sua preferência.plano profissional
PERF3DSeção TOPOGRAFIAgráfica - txt Desenha a seção Topográfica com os dados lidos de um arquivo no formato TXT.Esse comando desenha a seção topográfica a partir dos dados contidos num arquivo texto. Veja o exemplo comentado de nome DESSEC.MAN para saber quais os dados necessáriosplano profissional
ALIGN-XYEscala imagem (x diferente y)Ajusta a escala de inserção da imagem (foto) permitindo um fator em X diferente do fator em YO objetivo principal desse comando é facilitar o georeferenciamento de uma imagem. Você poderá escalar a imagem com valor de x diferente de y. Isso permite “deformar a imagem” corrigindo eventuais distorções. Forneça o conjunto de 3 pares de pontos. O procedimento para usar essa rotina é parecido com o procedimento do comando align.plano profissional
AU-AZCalcula e escreve o azimuteCalcula e escreve o valor do azimute de uma linha existente ou entre dois pontos clicadosou de uma linha selecionada. Para o cálculo do azimute será considerado o norte como 90º. Os textos serão escritos com o número de casas decimais corrente. Você pode definir os 2 pontos, clicando na tela ou selecionando uma linha existente. Nesse caso o ponto clicado definirá o sentido. Clique sempre entre o meio da linha e o ponto final.plano profissional
GP-CADTroca o padrão do AcadutilTroca a configuração corrente do Acadutil para usar as configurações do padrão de seu clienteTroca a configuração corrente do Acadutil para usar as configurações do padrão de seu clienteplano profissional
CORES-CTBDesenha a tabela com o ctbDesenha a tabela de cores/espessura (CTB). Lê os dados para montar a tabela de um arquivo TXTEsse comando desenha a tabela de cores-espessura (CTB) baseada nos dados de um arquivo TXT. Essa tabela deve ser inserida
posteriormente nos arquivos templates ajudando o usuário que não possua o arquivo CTB, a imprimir o desenho com as devidas
Espessuras.
plano profissional
GERA-PADRAOCria novo padrão de clienteCria as pastas necessárias do padrão para um novo cliente para ser usado com GP-CADO conceito de PADRAO no Acadutil, pode ser entendido como sendo um
"cliente". Cada cliente seu possui uma configuração própria. Para maiores informações sobre PADRAO, consulte os comandos GP-CAD
LP-CAD GP-DWG LP-DWG . Para o uso deste comando, será necessário a permissão de gravação na pasta onde o Acadutil está instalado.
plano profissional
GERA-PJCria template do novo projetoCria as pastas e arquivos templates (DWT) para serem usados em um novo projeto.Os arquivos templates são arquivos com a extensão DWT e que
servem de modelos para a criação de novos desenhos. O objetivo desse comando é que você tenha disponível um template para cada projeto (centro de custo). O comando cria a sub-pasta do projeto dentro da pasta TEMPLATES. Esses arquivos, que são específicos para o novo projeto, ficarão disponíveis quando você acionar o comando NEW do Autocad.
plano profissional
AU-RECUPERARRecuperação após erro fatalFacilta a identificação do arquivo SV$ para fazer a recuperação quando ocorrer o erro fatal ou falhaEsse comando facilita o processo de recuperação de um desenho que foi corrompido, após o Autocad ser fechado de uma forma inesperada, ocasionado por um erro fatal ou outro motivo qualquer. O comando copia e renomeia os arquivos com as extensões .SV$ e .BAK que estão na pasta de salvamento automático. Depois apresenta o quadro de abertura de arquivos DWG para você identificar mais facilmente o arquivo desejado, pois no quadro de abertura aparece a minhatura do arquivo que está sendo selecionado.plano profissional
AUD-TODOSVerifica valores das variáveisVerifica o valor de diversas variáveis do Cad. Caso encontre algum valor inadequado emite um alertaEsse comando testa o valor de diversas configurações do desenho e do Autocad. Caso encontre alguma configuração que possa ser melhorada, apresenta uma sugestão para você analisar. O comando nunca irá alterar suas configurações, apenas sugere novos valores para as variáveis. Você poderá escolher quais as variáveis deverão ser testadas.plano profissional
AU-UNPURGEComando contrário do purgeRecupera as propriedades do arquivo template e que foram apagadas (contrário do purge) Esse comando insere um arquivo DWG correspondente a um dos template que deverá ser escolhido na pasta dos templates atuais. Funciona como se fosse o contrário do comando purge. Dessa forma você recuperará todas as definições iniciais que existiam no template.plano profissional
BRANCOCor branca da tela do cadConfigura rapidamente o fundo da tela gráfica do Cad com a cor brancaEsse comando troca de uma forma muito rápida a configuração da cor do fundo da tela gráfica do Autocad para a cor branca. Basta um clique sobre o ícone.plano básico
PRETOCor preta da tela do cadConfigura rapidamente o fundo da tela gráfica do Cad com a cor pretaEsse comando troca de uma forma muito rápida a configuração da cor do fundo da tela gráfica do Autocad para a cor preta. Basta um clique sobre o íconeplano básico
CINZACCor cinza claro da tela do cadConfigura rapidamente o fundo da tela gráfica do Cad com a cor cinza claroEsse comando troca de uma forma muito rápida a configuração da cor do fundo da tela gráfica do Autocad para a cor cinza clara. Basta um clique sobre o ícone.plano básico
CINZAECor cinza escuro da tela do cadConfigura rapidamente o fundo da tela gráfica do Cad com a cor cinza escuroEsse comando troca de uma forma muito rápida a configuração da cor do fundo da tela gráfica do Autocad para a cor cinza escura. Basta um clique sobre o ícone.plano básico
DEL-VERTReduz vértices desnecessáriosReduz a quantidade de vértices desnecessários (elimina os vértices colineares) de uma da pline Esse comando reduz a quantidade de vértice de uma lwpolilyne. Tenha muito cuidado ao usá-lo, pois a redução do número de vértices da polyline pode deformá-la e o resultado não ser o esperado. Portanto é sempre bom fazer um teste em uma cópia do seu desenho antes de usá-lo. Se necessário, use o comando ‘convertpoly’ para transformar a pline do formato antigo.plano profissional
AU-TXT-ZAltera a elevação dos textosAlterar a coordenada Z dos números, para o valor igual ao que está escrito no textoEsse comando altera a elevação (coordenada Z) dos textos selecionados, para um valor que está escrito no texto.plano profissional
POINT-VERTInsere point nos vérticesInsere um objeto tipo point em cada um dos vértices das lwpolyline selecionadas Esse comando insere um ponto (objeto point) em cada um dos vértice das lwpolylines selecionadas. Você pode selecionar todas de uma só vez. Recurso muito usado em programas de topografias para geração de superfícies.plano profissional
MEA-AUTMeasure em várias plinesExecuta o comando measure em várias plines, que podem ser selecionadas com a opção windowsEsse comando executa o comando “measure” em várias entidades, que podem ser selecionadas de uma só vez.plano profissional
Z-POINTEscreve a elevação do pointEscreve a coordenada Z dos objetos tipo 'point'. Pode selecionar todos os textos com a opção windowEsse comando escreve o valor da coordenada Z de vários 'points' selecionados todos de uma única vez. A configuração do textstyle (estilo de texto) e do número de casas decimais usado para escrever, será sempre igual a configuração correnteplano profissional
DESC-JDescongela layer na viewportDescongela todos os layers na viewport corrente.Esse comando descongela todos os layers. Atua somente na viewport corrente. Observe que o objetivo é descongelar somente na viewport corrente, e não no modelspace.plano básico
CONG-JCongela layer só na viewportCongela o layer do objeto selecionado somente na viewport corrente. Nas demais o layer fica visívelEsse comando congela o layer do objeto selecionado somente na viewport corrente. Você não precisa saber o nome do layer, basta clicar sobre o objetoplano básico
I-CONG-JIsola o layer na viewportIsola o layer do objeto selecionado somente na viewport corrente. Nas demais o layer ficará visívelEsse comando isola um layer (mesmo conceito do express) ou seja, congela todos os outros layers, ficando visível somente o layer do objeto selecionado. A diferença para o comando original do Autocad é que esse comando atua somente na viewport corrente.plano básico
POLAR3Array polar c/ 3 elementos Array polar dos objetos selecionados. Gera 3 cópias rotacionadas em relação ao ponto central Executa a sequência de comandos necessários para desenhar 3 cópias rotacionadas em torno de um ponto central, aliando-as em relação ao eixo. O programa executa o comando”ARRAY”"P”"3"”360"”Y”.plano básico
POLAR4Array polar c/ 4 elementos Array polar dos objetos selecionados. Gera 4 cópias rotacionadas em relação ao ponto central Executa a sequência de comandos necessários para desenhar 4 cópias rotacionadas em torno de um ponto central, aliando-as em relação ao eixo. O programa executa o comando”ARRAY”"P”"4"”360"”Y”.plano básico
QUANT-MLSoma comp. multlines por nomeCalcula o comprimento das multlines, separando o resultado em função do nome da multineEsse comando soma o comprimento de todas as multlines encontradas, totalizando separadamente em função do nome da multline. Esse comando é ideal para fazer quantitativo de materiais desenhados com mline. Pode ser usado em tubos, perfis metálicos, etc…Obviamente, o desenho deverá ter sido feito usando a ferramenta de multline para desenhar os tubos ou perfisplano profissional
AU-RUPTURALinha de interrupção c/ blocosDesenha a linha com a simbologia de interrupção. A escala do símbolo é calculada automaticamenteEsse comando desenha um lwpolyline representando a linha de interrupção. A simbologia que representação da interrupção é ajustada automaticamente conforme a escala da viewport. O comando solicita pelo ponto inicial e final, depois traça uma linha unindo esses dois pontos e solicita pelo ponto de inserção da interrupção.plano básico
TRIMAUTOTrim com limite temporárioExecuta o comando trim sem precisar da linha limite. Cria o limite temporário e depois apaga.Esse comando é parecido com o comando trim. Solicita dois pontos, desenha uma linha temporária, executa o trim original quebrando e eliminando os objetos do lado direito em relação aos pontos clicados.plano básico
TRIMAUTO-RUPTrim com linha de interrupçãoDesenha uma linha de interrupção com o comando trim para apagar parte dos objetos Esse comando é uma combinação das lisp RUPTURA e TRIMAUTO. Ou seja, executa o trim nos objetos e depois desenha o símbolo de ruptura.plano profissional
BANDEIRARetângulo em destaqueDesenha retângulo envolvendo o texto a ser destacado Cria um texto envolvido com um retângulo e uma linha de chamada, para indicar exatamente o ponto de referência. Muito usado para indicar uma localização em mapas.plano básico
SOMBRARetângulo usado no diagramaDesenha retângulos com bordas sombreadas. Esses retângulos são muito usados em diagramas.Esse comando executa um retângulo com sombra, ideal para desenhar os retângulos com destaques usados em fluxogramas, diagramas, organogramas, etc.plano básico
COPYGIRACopia e gira no mesmo comandoCopia um conjunto de objetos e depois gira as cópias. Podem ser selecionados com a opção windowsEsse comando executa de uma só vez, os dois comandos originais do Autocad, o copy e o rotate usando o mesmo ponto base para os dois comandos.plano básico
AU-CRCopia e rotaciona objetosCopia os objetos selecionados e depois rotaciona esses objetos em torno de um ponto centralEsse comando permite você copiar e rotacionar os objetos selecionados, tendo um ponto central como ponto base que serve de referência. Primeiro selecione os objetos que serão copiados. Depois defina o ponto base que deverá ser um ponto central. Por último, clique nos pontos para definir o angulo inicial e os angulos finais que serão usados como referência para criar as cópias.plano profissional
AU-ROTRotação com referênciaRotaciona os objetos selecionados em relação a um outro objeto que serve de referênciaEsse comando rotaciona os objetos selecionados, deixando-os paralelos a outro objeto existente. Funciona como o comando rotate, só que ao invés de fornecer um valor numérico para o angulo, você deverá clicar sobre outro objeto para obter o angulo de referência.plano profissional
COTARCCota desenvolvimento do arcoCota desenvolvimento do arco, ao invés de cotar a diferença entre o ângulo inicial/final como faz o CAD Esse comando cota o desenvolvimento de arcos. Na realidade o comando executa as seguintes operações: Cota o arco usando a opção dimension angular; Calcula o desenvolvimento do arco; Troca o texto da cota pelo comprimento calculado.plano básico
COTA-INTSimula a cota interrompidaSimula um estilo de dimensão, para cotar uma medida interrompidaEsse comando realiza o dimensionamento de um trecho interrompido. Na realidade o objeto final não é uma cota, mas sim um ‘group’ composto por alguns objetos que simulam uma cota interrompida. O comando muda para uma UCS alinhada com os pontos e depois retorna para a UCS corrente.plano básico
AU-DIM-VERCota em escala diferente x/yCota com valores reais, os desenhos que foram escalados somente em um dos eixos Esse comando permite cotar desenhos escalados somente no eixo Y. Será muito usado em perfis longitudinais que tenham a escala de Y diferente da escala de X.plano profissional
AU-IDPT-VEscala x diferente da escala yEscreve as coordenadas reais dos vértices do perfil quando está com escala deformada em YEsse comando escreve as coordenadas de todos os vértices de uma pline. Voce poderá fornecer um fator multiplicativo para as coordenadas X e/ou Y, dessa forma poderá usá-lo em perfis com escala Y diferente da escala em X.plano profissional
AU-ARC-LENGArco com o desenvolvimentoDesenha um arco, fornecendo o ponto central, ponto inicial e o valor do desenvolvimento. Nos comandos originais do Autocad, não existe a opção de desenhar um arco fornecendo o desenvolvimento. Esse comando disponibiliza essa opção. Você fornecerá o ponto central, o ponto inicial, e o valor do desenvolvimento do arcoplano profissional
ALT-ATTAltera a altura do atributoAltera a altura do texto do atributo de um bloco, sem precisar explodi-loEsse comando altera a altura do atributo de um bloco. Útil principalmente para versões antigas do Autocad. Nas versões mais recentes, basta dar um clique duplo no atributo que o atributo será aberto para edição.plano básico
COR-ATTTroca a cor do atributoAltera a cor do atributo de um bloco sem precisar explodi-lo Esse comando altera a cor do atributo de um bloco. Útil principalmente para versões antigas do Autocad. Nas versões mais recentes, basta dar um clique duplo no atributo que o atributo será aberto para edição.plano básico
ANG-ATTAltera o ângulo do atributoAltera o ângulo do texto do atributo de um bloco, sem precisar explodi-lo Esse comando altera a rotação do atributo de um bloco. Útil principalmente para versões antigas do Autocad. Nas versões mais recentes, basta dar um clique duplo no atributo que o atributo será aberto para ediçãoplano básico
AU-XDesenha diagonais do polígonoDesenha um, "X" formando as duas diagonais no interior de um retânguloEsse comando desenha as duas diagonais do interior de um retângulo ou de uma pline com 4 vértices de formato livre. As diagonais que formam o ´X´ serão desenhadas no mesmo layer do objeto selecionado.plano básico
RET-LDesenha quadrado – ladoDesenha um quadrado. Precisa informar o ponto central e o valor do ladoEsse comando desenha um quadrado, a partir do ponto central e da dimensão do lado do quadrado. A dimensão do lado você pode fornecer clicando em dois pontos quaisquer da tela.plano básico
AU-TRIDesenha triangulo equiláteroDesenha triangulo equilátero com a base definida graficamente por dois pontosEsse comando desenha um triangulo a partir dos dois pontos que definem a base do triangulo.plano básico
TRI-CDesenha triangulo dado ladoDesenha um triangulo equilátero, sendo fornecido o ponto central e o valor da base graficamenteEsse comando desenha um triangulo a partir do ponto central e do valor da base.plano básico
RET-SLDesenha quadrado – semi-ladoDesenha um quadrado. Precisa informar o ponto central e o valor do semi-lado Esse comando desenha um quadrado, a partir do ponto central e do midpoint de um dos lados do quadrado.plano básico
AU-retânguloSArray com diversos retângulosDesenha um conjunto de retângulos. Permite ajustar a medida horizontal, vertical e o espaçamentoEsse comando pode ser usado para representar diversas vistas: A vista de uma parede de azulejos, pisos de cerâmicas retangulares, grades metálicas, ou em qualquer situação em que seja necessário preencher uma área com diversos retângulos. Cada azulejo será representado por um retângulo desenhado de forma independente. O comando apresenta um quadro solicitando a dimensão horizontal, vertical e espaçamento entre os retangulos.plano profissional
AU-ANNOTATIONPrepara objeto para annotativePrepara os objetos annotatives, para facilitar o uso desse recurso avançado do CAD Esse comando solicita a seleção de objetos existentes no desenho (textos, cotas, símbolos, hatch e leader), e que foram feitos sem o uso do annotative, para que tenham a sua propriedade annotative ativada. Configura os textos para que apareçam do mesmo tamanho em todas as outras viewports.plano profissional
AU-LISTALAYExporta lista ccom os layersExporta para um arquivo tipo TXT, a lista com os nomes de todos os layers do desenho Esse comando grava em em arquivo o nome dos layers do desenho corrente. Esse arquivo pode ser aberto com um clique duplo ou usando o Notepad.plano profissional
AU-REN-LAYERRenomeia layers de uma listaRenomeia os layers obedecendo a correlação entre layer antigo / novo definida em um arquivo TXT Esse comando troca os nomes dos layers do desenho, obedecendo a uma tabela de correlação dos layers especificada em um arquivo com a extensão .TXTplano profissional
AU-TROCA-CORTroca cor a partir do txtTroca cor dos os objetos, obedecendo a correlação entre a cor antiga / nova definida no arquivo TXT Esse comando troca as cores dos elementos do desenho obedecendo a uma tabela de correlação de cores especificada em um arquivo com a extensão .TXTplano profissional
DECLIRefaz a declividade Refaz a posição de uma linha existente, aplicando a declividade fornecida Redesenha uma linha assumindo uma declividade ou aclividade fornecida. O valor fornecido deverá ser em percentual do comprimento da linha.plano profissional
DESSECPerfil TOPOGRAFIAgráfico (ler do txt)Desenha a seção TOPOGRAFIAgráfica a partir dos dados de entrada lidos de um arquivo tipo TXTEsse comando desenha uma seção topográfica a partir dos dados contidos num arquivo texto. Veja o exemplo comentado de nome DESSEC.MAN para saber quais os dados necessáriosplano profissional
ZOOM9Zoom de 90% do zoom extendZoom com 90% do zoom extend. Engloba todo o desenho na tela para melhorar a visualizaçãoEsse comando executa o zoom extend, depois executa novamente o comando zoom, diminuindo “um pouquinho” para melhor visualizar as linhas de corte da margem.plano básico
ZOOMERestaura a view de nome 'a'Restaura a vista (View) de nome ‘A’ que deverá ser gravada previamente no desenhoTodo desenho gerado com o Acadutil tem uma vista (view) gravada com o nome de ‘A’. Esta vista equivale ao zoom mostrando o formato A1. Dessa forma você pode usar esse comando para restaurar a vista. Use como se fosse o comando zoom extend, esse comando é útil principalmente para o caso de desenhos carregados, onde o processo de regeneração é muito demorado.plano básico
ZOOMRZoom da impressão na telaConfigura o zoom para que mostre na tela o tamanho aproximado que o desenho será impresso no papelEsse comando executa o zoom, apresentando na tela o tamanho aproximado que será impresso no papel. O tamanho que você vê no monitor é próximo ao que será impresso. Isso é útil para se ter idéia do espaçamento de linhas tracejadas, hatch, etc…plano básico
HIDE-GERHide em objetos 2DSimula uma vista para esconder objetos 2D, que estão no plano posterior (hide). Usa o recurso do wipeoutEsse comando executa o hide nos objetos em 2D. Na realidade ele cria um wipeout e associa ao objeto que está na frente. Primeiro o comando pede para selecionar o objeto da frente, depois pede os pontos para definir o contorno de hide. Observe que se mover um dos dois objetos o hide será atualizado automaticamenteplano profissional
CANT-HIDEHide em cantoneiras metálicasSimula uma vista para esconder a cantoneira metálica que está no plano posterior (hide). Usa o wipeoutEsse comando executa o hide, escondendo a cantoneira que está "por trás". Você só precisa selecionar a cantoneira que está na frente. Observe que se mover uma das duas cantoneiras, o hide será atualizado automaticamente.plano profissional
AU-SETAItem de identificação (código)Insere itens para identificar os códigos dos elementosEsse comando desenha a representação para incluir observações, itens, notas, códigos, etc. Esse comando utiliza o tamanho da letra corrente (textsize) para servir de referência para a escala.plano básico
BALAOItem de identificação (código)Insere itens para identificar os códigos dos elementosEscreve números ou letras envolvidas por um círculo.plano básico
BOLACItem de identificação (código)Insere itens para identificar os códigos dos elementosEsse comando desenha a representação para incluir observações, itens, notas, códigos, etc. Utiliza o tamanho da letra corrente (textsize) para servir de referência para a escala.plano básico
SETACItem de identificação (código)Insere itens para identificar os códigos dos elementosEsse comando desenha a representação para incluir observações, itens, notas, códigos, etc. Utiliza o tamanho da letra corrente (textsize) para servir de referência para a escala.plano básico,
AU-BOLAItem de identificação (código)Insere itens para identificar os códigos dos elementosEsse comando serve para incluir no seu desenho itens de identificações dos elementos. Utiliza o tamanho da letra corrente (textsize) para servir de referência para a escala a ser usada.plano básico,
CHVSímbolo de chave do textoDesenha o símbolo de uma chave usada para os textos parágrafosEsse comando deve ser usado para desenhar chaves, tanto na vertical como na horizontal. Usa a altura do texto corrente como referência para definir o tamanho da chave. Esse comando pode ser configurado para desenhar com arcos ou retasplano básico,
AU-MAIUSCULAConverte minúsculo / maiúsculoConverte o conteúdo de objetos text ou mtext de minúsculo para maiúsculoEsse comando converte um texto ou mtext de minúscula para maiúscula.plano básico,
AU-MINUSCULAConverte maiúsculo / minúsculoConverte o conteúdo de objetos text ou mtext de maiúsculo para minúsculoEsse comando converte um texto ou mtext de maiúscula para minúsculaplano básico,
COPYLASTSeleção dos últimos objetosCopia e habilita a opção “P” (previous) de seleção, para ser usada com os objetos que foram copiadosEsse comando executa uma cópia dos objetos selecionados, de forma que os objetos resultantes da cópia, poderão ser selecionados com a opção ‘p’ (previous). Essa forma de seleção e muito utilizada e guarda o último grupo de objetos selecionados pelo autocad.plano básico
COPYTRIMCopy/trim dentro do retânguloCopia os objetos englobados por um retângulo e depois executa trim usando o retângulo como referênciaEsse comando copia um conjunto de objetos e depois executa um trim eliminando as partes externas à um que serve de limite. O comando executa a seguinte sequência de operações: Define o ponto base que será sempre o inferior esquerdo do retângulo, depois o comando solicita o ponto de destino para onde os objetos serão copiados. Após a cópia de todos os objetos, o comando executa um trim externo ao retângulo. O programa não altera os objetos originais.plano básico
MAOLIVRESimula traço à mão livreTransforma uma line em pline “tremida”, simulando a aparência de um desenho feito à mão livre. Esse comando transforma uma linha em uma polilinha dando um aspecto de ser uma linha desenhada a mão livre (croqui). Permite ajustar alguns parâmetros para obter o resultado desejado.plano básico
PARCIRParte do círculo tracejadoAltera para o tipo de linha tracejada, um trecho da circunferênciaEsse comando divide uma circunferência em dois tipos de linhas, o segmento definido por dois pontos no sentido anti-horário será desenhado com a linha tracejada (linetype hidden2).plano básico
LISTAFERLista de barras – concreto armadoDesenha a lista de barras de concreto armado, a partir dos dados de entrada de um arquivo TXT Esse comando desenha a lista e o resumo de barras, no desenho de armadura de concreto armado. Obtém os dados de um arquivo texto que pode ser gerado por um editor tipo o ‘Bloco de notas’. Esse arquivo tem obrigatoriamente que conter as seguintes informações: Posição; diâmetro; quantidade e comprimento (uma em cada linha). Esse comando simplesmente desenha a tabela, ele não calcula as quantidades das barras.plano profissional
AU-PLWAltera a espessura das plinesAltera a espessura de diversas lwpolylines (witdth). Podem ser selecionadas de uma só vez com windowsAltera o valor da espessura da polilinha.plano básico
AU-SETASSetas para indicar trajetoDesenha setas em sequência, simulando um trajeto à ser percorrido Esse comando desenha setas em sequência. Você pode desenhar diversas setas onde o final de uma é igual ao início da outra, realizando uma sequência de setas. Ideal para traçar um percurso. Se você estiver trabalhando no layout, o comando vai ajustar o tamanho da seta em função da escala da viewport.plano básico
TECLAS-NUMConfigura comandos-teclas 1a9Configura qual o uso deverá ser dados para as teclas de 1 a 9 Esse comando permite configurar o uso das teclas de 1 a 9. Pode ser configurado para executar o comando que ajusta a cor corrente ou o comando para trocar a cor do objeto selecionado. Tecle de 1 a 9 e escolha o comando para usar.plano básico
AU-BIDesenha bissetriz entre 2 linhasDesenha a linha da bissetriz entre duas linhas selecionadas.Desenha a bissetriz entre duas linhas. O ponto escolhido para selecionar a primeira linha, determinará o comprimento da bissetriz desenhada. As linhas selecionadas podem estar em qualquer posição, podendo ou não se cruzarem.plano profissional
AU-CHTEXTAntigo comando do Cad: chtextExecuta o antigo comando chamado CHTEXT, que não existe mais nas versões recentes do CADRecupera o comando que era muito usado nas versões antigas do Autocad e que hoje não está mais disponível. Para quem se acostumou a trabalhar com ele e está tendo dificuldade de adaptação aos novos meios de trabalhar com textos, esse comando resgata o bom e útil chtext.plano profissional
AU-RETRetângulos com base inclinadaDesenha retângulos com a base inclinada. Pode ser usado para definição de lotes em loteamentosEsse comando desenha um retângulo com a base inclinada. Solicita o primeiro e o segundo ponto para definir a base, e pergunta pela altura. Ideal para desenhar os lotes num projeto de loteamento.plano profissional
AU-VERIF-AREAComparativo entre áreasCompara a área da pline de contorno com o somatório de diversas sub-áreas Esse comando compara a área total de uma pline que define o contorno de diversas sub-areas, com o somatório das subáreas áreas individuais (m2 ou ha), encontradas no interior da pline.plano profissional
PAPERPDFAbre pdf com dicas do layoutAbre o arquivo PDF com os conceitos básicos para trabalhar no Layout Esse comando abre um arquivo no formato pdf, contendo os conceitos básicos sobre o uso do paperspace.plano básico
TABAREALisp para gerar tabela das áreasPodem existir áreas internas a serem descontadas e colunas personalizadas Gera uma tabela com as áreas das lwpolylines selecionada. Dentro das áreas poderão existir regiões a serem descontadas. Permite também criar na tabela colunas personalizadas contendo qualquer tipo de informação escrita no interior da área.plano profissional
AREALEADERLisp para escrever a área com leaderCalcula e escreve as áreas das plines fechadas.Usa o recurso da Leader do Cad para escrever a área calculada das plines. Destaca o contorno para você confirmar se o contorno considerado está correto.plano profissional
TABCOMPLisp para gerar a tabela com as faixas de comprimentosTroca as cores das linhas do desenho em função dos comprimentos e gera a tabela com as faixasUse essa lisp para trocar as cores das linhas em função dos comprimentos. Depois monta uma tabela classificando os comprimentos por faixas. Muito usada na agricultura para o plantio das espécies.plano extra (especial)
OFFSETESPLisp para gerar linhas de plantio usando o offsetLisp para gerar as linhas de plantio no projeto de cultivo da cana ou de outras espécies. Executa o offset e trim de forma automáticaDesenha as linhas de plantio no cultivo da cana ou de outra especíe. O comando executa o offset do Autocad porém de uma forma personalizada e com recursos adicionais. Você pode definir o espaçamento entre os novos elementos e criar grupos de linhas, separando um conjunto de outro. Muito usada na agriculturaplano extra (especial)
OFFSETDUPLOLisp para gerar offset para os dois lados da plineExecuta o offset para ambos os lados das plines. Permite mudar o layer das novas plines e executar o trim automático.Defina a quantidade de cópias para cada lado das plines selecionadas e que possuam o mesmo layer. Pode definir também o layer de cada pline gerada pelo offset. Se desejar, selecione um contorno que envolva as linhas criadas para aparar automaticamente com o trim as extremidade. Muito usada na agricultura para o plantio da cana e de outras espécies.plano extra (especial)