Como faço para registrar a chave USB no Windows?

Caso a mensagem recebida acuse algum tipo de falha, no reconhecimento da chave USB, verifique os itens abaixo:

• Certifique-se de que a saída USB de seu computador esteja funcionando normalmente. Teste-a com outro equipamento.
• Durante a instalação você deverá estar logado como Administrador do computador. Para maiores detalhes, veja as informações no manual de instalação.
• Verifique no Windows se o UAC, responsável pelo controle de contas do usuário está desabilitado (nível mais baixo). Lembre-se que após desabilita-lo, você deve reinicializar o computador. Só então poderá fazer o registro dos arquivos.
• O endereço do Acadutil não deve possuir espaços. Evite nomes de endereço como “Arquivos de Progr…..”, pois contém espaços em branco, o que acarretará falha no registro automático da DLL.
Veja mais informações no arquivo: INSTALAR-VERSAO ETERNA COM CHAVE.PDF

Onde configuro o padrão de cores do Acadutil?

Altere o arquivo chamado CORES.DAD. Esse arquivo possui várias linhas com 2 colunas. Na primeira coluna, constam as espessuras e na segunda o número da cor usada para essa espessura. Altere somente a segunda coluna, referente a cor. Você não poderá apagar nem incluir outras espessuras, apenas altere o número da cor existente. As mudanças só passarão a ter validade após a reabertura dos desenhos.

Como faço para ter sempre um layer disponível ao iniciar um novo desenho?

Abra no CAD o arquivo template. Esses arquivos possuem a extensão “.DWT” e são arquivos que servem de modelos para a criação de novos desenhos. Crie o layer desejado ou altere todas as suas configurações e depois grave (tomando o cuidado para salvar com a extensão DWT). Quando iniciar um desenho novo usando esse template, o layer e suas configurações estarão disponíveis. Observe que o ideal é salvar o arquivo modificado (DWT) com outro nome, pois caso precise reinstalar o sistema você não perderá suas configurações.

Desenvolvi meu desenho numa viewport com a escala de 1:50. agora desejo mudar a escala da viewport para 1:75. tem alguma ferramenta para essa operação?

SIM. Utilize o comando TRO-ESC fornecendo a escala antiga e a nova. Observe que  esse comando apenas escala os objetos, o ajuste do “zoom XP” deve ser feito previamente pelo comando específico que é o ZXP.

Quero desenvolver meus desenhos somente no ambiente modelspace. as ferramentas do Acadutil irão funcionar?

SIM. Basta você iniciar o desenho com um dos diversos templates (prototipos) do modelspace que constam na pasta …\ACADUTIL\PROTIPOS\MODEL. Nesta pasta existe um template para cada combinação escala/unidade.

O arquivo dwg gerado com o uso do Acadutil tem alguma marca ou característica que possa causar algum tipo de conflito com outros programas?

NÃO. Muitas LISPs (programas) utilizam-se das variáveis do usuário (USSER) para guardar informações relativas ao desenho. Quando dois programas diferentes acessam essas variáveis, normalmente ocorrem problemas. O Acadutil tem o cuidado de não usar essas variáveis, justamente para deixá-las disponíveis caso você queira desenvolver suas lisps ou mesmo utilizar programas menos cuidadosos.

Não tenho muito conhecimento em informática. Será que terei alguma dificuldade para instalar o Acadutil corretamente?

NÃO.  O Acadutil possui um comando chamado INSTALAR que executa automaticamente toda a instalação. É muito simples instalar. Além disso no manual contém um capítulo descrevendo o passo a passo bem detalhado.

Recebi um desenho que foi inicializado sem usar os templates do Acadutil. O que devo fazer para poder usar os comandos do Acadutil normalmente?

O Acadutil reconhece que o desenho não foi inicializado corretamente e envia uma mensagem para você escolher a unidade de trabalho. Serão incluídas no desenho todas as definições dos templates (layer, tipos de cotas, linhas etc..) tornando o desenho recebido, parecido com um dos templates. Entretanto o melhor procedimento é iniciar um novo desenho e usar a ferramenta de COPIAR/COLAR.

o Acadutil pode ser instalado em qualquer versão do CAD?

Compatibilidade total para as versões superiores ao Autocad 2012. Para as versões anteriores, os comandos desenvolvidos mais recentes não foram testados, portanto não garantimos a compatibilidade, mas o Acadutil poderá ser instalado normalmente.

O Acadutil pode ser instalado junto com os verticais da autodesk, tipo civil3d ou plant3d?

SIM. Não há nenhum tipo de conflito relatado.

O Acadutil permite trabalhar com escalas não convencionais?

SIM. Na hora de definir a escala, basta assinalar a opção “ESCALA FORA DE PADRÃO” que aparece no canto inferior esquerdo do quadro das escalas e indicar a escala desejada.

O arquivo dwg gerado com o Acadutil pode ser aberto em outro computador que só possua o Autocad na sua forma original (sem o Acadutil)?

SIM. O Acadutil só trabalha com os elementos nativos do próprio CAD. Não há nada no desenho gerado com o Acadutil que impeça de ser visualizados e trabalhados em um computador que não tenha o Acadutil instalado.

O Acadutil precisa do número de serie do CAD para poder ser instalado?

NÃO. Em nenhum momento será solicitado ou verificado o número de série do CAD.