Onde configuro o padrão de cores do Acadutil?

Altere o arquivo chamado CORES.DAD. Esse arquivo possui várias linhas com 2 colunas. Na primeira coluna, constam as espessuras e na segunda o número da cor usada para essa espessura. Altere somente a segunda coluna, referente a cor. Você não poderá apagar nem incluir outras espessuras, apenas altere o número da cor existente. As mudanças só passarão a ter validade após a reabertura dos desenhos.

Como faço para ter sempre um layer disponível ao iniciar um novo desenho?

Abra no CAD o arquivo template. Esses arquivos possuem a extensão “.DWT” e são arquivos que servem de modelos para a criação de novos desenhos. Crie o layer desejado ou altere todas as suas configurações e depois grave (tomando o cuidado para salvar com a extensão DWT). Quando iniciar um desenho novo usando esse template, o layer e suas configurações estarão disponíveis. Observe que o ideal é salvar o arquivo modificado (DWT) com outro nome, pois caso precise reinstalar o sistema você não perderá suas configurações.

Desenvolvi meu desenho numa viewport com a escala de 1:50. agora desejo mudar a escala da viewport para 1:75. tem alguma ferramenta para essa operação?

SIM. Utilize o comando TRO-ESC fornecendo a escala antiga e a nova. Observe que  esse comando apenas escala os objetos, o ajuste do “zoom XP” deve ser feito previamente pelo comando específico que é o ZXP.

Quero desenvolver meus desenhos somente no ambiente modelspace. as ferramentas do Acadutil irão funcionar?

SIM.  Se estiver no Model e acionar algum comando que precise do valor da escala, será acionado um quadro perguntando a escala de impressão.  O ambiente do Model será configurado automaticamente para trabalhar na escala respondida.

No caso do desenho possuir uma única escala, será perguntado apenas uma vez. A partir daí será sempre adotada a escala respondida.  Para os desenhos com mais de uma escala sempre aparecerá o quadro, que virá preenchido com a última escala respondida. Dessa forma basta aceitar ou informar uma outra escala.

O arquivo dwg gerado com o uso do Acadutil tem alguma marca ou característica que possa causar algum tipo de conflito com outros programas?

NÃO. Muitas LISPs (programas) utilizam-se das variáveis do usuário (USSER) para guardar informações relativas ao desenho. Quando dois programas diferentes acessam essas variáveis, normalmente ocorrem problemas. O Acadutil tem o cuidado de não usar essas variáveis, justamente para deixá-las disponíveis caso você queira desenvolver suas lisps ou mesmo utilizar programas menos cuidadosos.

Não tenho muito conhecimento em informática. Será que terei alguma dificuldade para instalar o Acadutil corretamente?

NÃO.  O Acadutil possui um comando especificamente para executar automaticamente toda a instalação. É muito simples instalar. Além disso no manual contém um capítulo descrevendo o passo a passo bem detalhado.

Recebi um desenho que foi inicializado sem usar os templates do Acadutil. O que devo fazer para poder usar os comandos do Acadutil normalmente?

O Acadutil reconhece que o desenho não foi inicializado corretamente e envia uma mensagem para você escolher a unidade de trabalho. Serão incluídas no desenho todas as definições dos templates (layer, tipos de cotas, linhas etc..) tornando o desenho recebido, parecido com um dos templates. Entretanto o melhor procedimento é iniciar um novo desenho e usar a ferramenta de COPIAR/COLAR.

o Acadutil pode ser instalado em qualquer versão do CAD?

Compatibilidade total para as versões superiores ao Autocad 2012. 

O Acadutil pode ser instalado junto com os verticais da autodesk, tipo civil3d ou plant3d?

SIM. Não há nenhum tipo de conflito relatado.

O Acadutil permite trabalhar com escalas não convencionais?

SIM. Na hora de definir a escala, basta assinalar a opção “ESCALA FORA DE PADRÃO” que aparece no canto inferior esquerdo do quadro das escalas e indicar a escala desejada.

O arquivo dwg gerado com o Acadutil pode ser aberto em outro computador que só possua o Autocad na sua forma original (sem o Acadutil)?

SIM. O Acadutil só trabalha com os elementos nativos do próprio CAD. Não há nada no desenho gerado com o Acadutil que impeça de ser visualizados e trabalhados em um computador que não tenha o Acadutil instalado.

O Acadutil precisa do número de serie do CAD para poder ser instalado?

NÃO. Em nenhum momento será solicitado ou verificado o número de série do CAD.