Lisp para o cálculo de volume de escavação

Descrição: Cálculo do volume de escavação

Use esta lisp para executar o cálculo do volume de corte, aterro e limpeza de um projeto de terraplenagem. Utliza o método das seções, portanto você precisa definir diversas secões longitudinais e transvesais. Obviamente para a geração automática das seções, será necessário que as lwpolylines que representam as curvas de níveis estejam desenhadas nas elevações corretas.

Atenção especial deve ser dada para a escolha da posição das seções, pois isso influência diretamente nos resultados. Para cada linha de seção definida na planta, será desenhada a seção topográfica com a tabela correspondente para os volumes de corte, aterro e limpeza.

Para cada linha de seção encontrada na planta, o comando irá desenhar a seção topográfica preenchendo com o hatch as áreas de corte (vermelho), aterro (verde) e limpeza (amarelo).

Ao lado da seção será desenhada a tabela com as áreas e volumes calculados para CORTE, ATERRO e LIMPEZA. Para o cálculo do volume o comando usa a largura calculada e multiplica pelas áreas extraídas das respectivas seções.

Além de desenhar seções e tabelas de volumes, o comando assinala em planta os pontos dos offsets desenhando vários círculos que irão ajudá-lo a desenhar o contorno do offset.

Como executar uma lisp do Acadutil

O Acadutil possui diversas formas para acionar a lisp. Escolha entre as formas listadas a seguir a que você mais gosta de trabalhar.
⦁ clicando no ícone da toolbar
⦁ clicando no ícone da ribbon
⦁ digitando o nome do lisp
⦁ acionando o quadro geral das lisps

Clique aqui para assistir ao vídeo demonstrando as formas disponíveis para executar a lisp.

Não importa a forma escolhida, em nenhuma delas será necessário carregar a lisp. Todas as lisps do Acadutil, serão carregadas automaticamente no momento que você clicar no ícone do comando, e descarregada logo após o término do processamento.

Essas operações de carregar e descarregar, serão executadas automaticamente e de forma transparente, você não precisará fazer absolutamente nada.

O fato da lisp ser descarregada ao terminar, otimiza o uso da memória deixando o computador mais rápido. Essa metodologia é que permite você ter disponível previamente centenas de lisps (comandos exclusivos), sem degradar a velocidade do computador.