PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ACADUTIL

Para expandir as informações clique nos títulos abaixo

AUMENTE A EFICIÊNCIA ATRAVÉS DE CENTENAS DE LISPS:

Com o Acadutil você aumentará sua eficiência, produzindo mais em menos tempo. Existem centenas de comandos exclusivos (lisp) que estão a sua disposição para a executar as tarefas corriqueiras. Para acionar qualquer um desses recursos clique no ícone do comando, ou acesse o quadro geral de comandos. Nesse quadro você poderá escolher um dos comandos disponíveis para ler a descrição, abrir o arquivo de ajuda, assistir ao video mostrando como usar o comando ou clicar no botão para executar diretamente o comando. Além disso existe um botão nesse quadro geral que permite fazer pesquisas dos comandos disponíveis filtrando por determinado assunto.

UNIFORMIIZE A APRESENTAÇÃO DOS DESENHOS:

A uniformização na apresentação de desenhos é de suma importância para garantir a qualidade do projeto. O Acadutil facilita essa uniformização, pois direciona o usuário a usar sempre a mesma configuração para os elementos que serão inseridos no desenho. Por exemplo, sempre que um dos usuários (não importa o departamento da empresa) for escrever no desenho, o texto será inserido com a mesma cor, tamanho, fonte, layer, etc., que foi estabelecido previamente na configuração do padrão corrente.

REDUZA O TEMPO DE CONFIGURAÇÃO:

Não “perda tempo” trabalhando nas configurações do CAD. Concentre-se na tarefa de projetar, deixando que todo trabalho de configuração seja feito automaticamente. Acadutil disponibiliza um conjunto de comandos que tratam da questão dos padrões (cores, layers, linhas, cotas, templates, etc). Você poderá configurar o Cad para trabalhar exatamente com o padrão que sua empresa está acostumada a usar, mas caso seu cliente solicite que o trabalho seja desenvolvido usando os padrões por ele fornecido, você poderá atende-lo facilmente. Após definir os parâmetros do padrão de seu cliente, basta um clique para torna-lo corrente e mudar toda a configuração do Cad

TRABALHE COM CONFIANÇA:

Instalado em centenas de computadores está muito bem testado e consistente, pois é usado diariamente na elaboração de desenhos de diversas áreas.

ESCOLHA O AMBIENTE DE TRABALHO MODEL ou LAYOUT:

Não importa o ambiente que você vai escolher para desenvolver seu desenho. As lisps, inserções dos blocos, os textos, os hatch, … enfim todos os recursos do Acadutil irão funcionar independente do ambiente que você gosta de trabalhar. Você é quem escolhe como desenvolver seu desenho, se é no modelspace ou no paperspace. Se você é daqueles que ainda desenvolve todo seu desenho no modelspace, é hora de pensar em investir no paperspace. Uma das vantagens de usar a ferramenta do paperspace, é que você poderá trabalhar sempre em verdadeira grandeza e definir a escala só no momento da impressão. O Acadutil possui um excelente conjunto de ferramentas para trabalhar no ambiente do layout, desmistificando e facilitando o uso do paperspace. Com esses recursos, você poderá inserir blocos, textos, cotas, hatch, etc. “por dentro da viewport”, sem precisar se preocupar em fornecer escala para os elementos. 

ESCOLHA UM ARQUIVO MODELO PARA INICIAR UM NOVO DESENHO:

O Acadutil disponibiliza vários arquivos templates (protótipos) para servirem de modelos para a criação de novos desenhos. São desenhos vazios, mas com todas as variáveis e propriedades já definidas, como os layers, cotas, linhas, etc…. Você poderá facilmente alterá-los para atender as suas necessidades. O Acadutil trabalha com três unidades de medidas: metro, centímetro e milímetro. Se o desenho não foi inicializado com um dos arquivos modelos, será aberto um quadro para você definir a unidade para o desenho corrente.

RECEBA ALERTAS QUANDO ESTIVER TRABALHANDO COM CONFIGURAÇÕES INADEQUADAS:

O Acadutil executa uma série de teste para verificar se os valores de algumas variáveis do CAD estão adequados. Esses testes serão rápidos e feitos somente ao acionar a primeira Lisp. Se houver  alguma variável desconfigurada, ao final dos testes será apresentado um relatório com as sugestões de valores mais apropriados. Você poderá definir quais as variáveis deverão fazer parte dos testes. Importante ressaltar que nenhuma configuração será modificada, apenas serão explicadas as variáveis e sugeridos valores mais adequados para você tomar a decisão final.

INSIRA CENTENAS DE BLOCOS E SÍMBOLOS SEM SE PREOCUPAR COM A ESCALA DA VIEWPORT:

Existe uma biblioteca com centenas de blocos, onde você pode escolher através de uma  imagem, o bloco à ser inserido. Se o bloco escolhido for um símbolo e precisar ser escalado, o Acadutil calcula o fator da escala de inserção, de acordo com a escala da viewport. Você não precisa nem ficar sabendo o valor da escala. 

CRIE AS VIEWPORT AJUSTANDO AUTOMATICAMENTE AS ESCALAS:

No Acadutil o processo de gerenciamento das viewports no Layout é muito simples. Existe um comando que cria a viewport e apresenta um quadro onde você poderá escolher a escala de impressão. Não precisa mais  se preocupar em calcular aqueles fatores de zoom XP” que eram necessários para definir a escala correta. Além das escalas padronizadas disponíveis, você poderá definir uma escala com um fator diferente das usadas normalmente. 

CONSULTE E TREINE ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO CONTENDO DIVERSOS VÍDEOS EXPLICATIVOS

Uma boa documentação é fundamental para o sucesso de implantação de qualquer sistema. O Acadutil possui uma excelente documentação com centenas de imagens ilustrativas e vídeos com áudio exemplificando o passo a passo dos principais comandos e procedimentos.

MANTENHA-SE EM DIA COM AS CONSTANTES ATUALIZAÇÕES:

As atualizações e melhorias ocorrem com grande frequência, pois estamos constantemente atendendo as solicitações de nossos clientes e disponibilizando os novos recursos para todos os usuários, através das atualizações e lançamento de novas versões.

ESCREVA TEXTOS COM ALTURA AJUSTADA EM FUNÇÃO DA ESCALA DA VIEWPORT:

O Acadutil gerencia os textos de uma forma muito eficiente. Existe uma barra de ferramentas com um ícone para cada altura de letra (mesma nomenclatura das réguas do normógrafo aranha que era usado no passado). Ao selecionar o ícone com a altura da letra, o Acadutil identifica a escala da viewport corrente e ajusta o texto para ser escrito com o tamanho adequado, considerando a escala da viewport. Além disso, configura a cor de cada altura de texto, para que seja impresso de acordo com o padrão de cores que você estabeleceu. 

DIMENSIONE COM A MESMA APARÊNCIA EM VIEWPORTS COM ESCALAS DIFERENTES:

O Acadutil disponibiliza alguns estilos de cotas, onde as variáveis que definem a aparência das cotas se ajustam automaticamente à escala da viewport corrente. Com esse recurso todas as cotas serão impressas com o mesmo tamanho, independente da escala da viewport. Existem estilos de cotas definidos para arquitetura, mecânica e estruturas. 

ESCOLHA AS CORES QUE DEFINIRÃO AS ESPESSURAS DAS LINHAS:

Como você deve saber o Cad trabalha com os arquivos CTB, onde cada cor corresponde a uma determinada espessura de linha na hora da impressão. Além do uso normal do CTB, o Acadutil permite que você defina as cores com que as lisp irão trabalhar. Assim, por exemplo, sempre que você escrever um texto com a régua 100 (2.5mm de altura), o Acadutil usará a cor que você definiu no seu padrão. Esse mesmo padrão servirá para informar as cores que serão usadas em todas as outras lisps.

ADOTE OS PADRÕES DE HATCH COM CONVENÇÕES BRASILEIRAS:

Existem vários hatch especiais (convenções de preenchimentos), para representar telha, pedra, madeira, tela, etc… São opções que o usuário brasileiro sente falta nos hatch disponíveis na instalação do CAD. Alguns desses padrões serão configurados automaticamente para serem inseridos sempre na mesma cor e escala. 

DESENHE COM TIPOS DE LINHAS ESPECIAIS

Diversos tipos de linhas especiais estão disponíveis para serem usadas no seu desenho. São linhas que representam rocha, terreno, ruptura, cerca, ferrovia, setas, etc… Você pode escolher o tipo de linha, através de um menu de slides, contendo o preview de todas as linhas especiais.